Brasil vai eleger o presidente da República neste domingo — Rádio Senado

Brasil vai eleger o presidente da República neste domingo

LOC: O BRASIL VAI CONHECER NESTE DOMINGO O NOME DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA QUE VAI GOVERNAR O PAÍS DE PRIMEIRO DE JANEIRO DE 2015 A 31 DE DEZEMBRO DE 2018.  

LOC: A DECISÃO ESTÁ NAS MÃOS DE 142 MILHÕES DE BRASILEIROS, APTOS A VOTAR PELA JUSTIÇA ELEITORAL. A REPORTAGEM É DE MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) 142 milhões, 822 mil e 46 eleitores vão decidir o futuro do Brasil nas eleições deste domingo. São cerca 96 mil locais de votação nos 5.570 municípios do país. O voto biométrico, no qual o eleitor é identificado pela leitura da digital, já chegou a 21 milhões de eleitores, de 764 cidades; 16 delas, capitais. Além disso, 79.452 eleitores que estão fora do seu domicílio eleitoral se cadastraram na Justiça Eleitoral para o voto em trânsito e vão poder participar da escolha para o cargo de presidente da República. O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, disse que o Brasil tem um dos mais avançados e seguros sistemas eleitorais do mundo. Mas ele ressalta que o modelo político-partidário brasileiro ainda tem muito a avançar: 

(Cristovam Buarque) é a contradição incrível, a sofisticação, a modernidade do nosso processo eleitoral, inclusive as urnas eletrônicas, mas não só isso, a logística do sistema para 125 milhões de votos é inacreditável. Mas ao mesmo tempo um caos partidário, uma desorganização partidária completa, coligações estupidamente indecentes, eu diria, pela variedade. É uma pena, o Brasil está preparadíssimo tecnicamente, mas não está ainda preparado moral e tecnicamente. 

(Repórter) Os dois candidatos mais votados em cinco de outubro, Aécio Neves e Dilma Rousseff, estão na disputa pelo Palácio do Planalto. O senador Aécio Neves, tem 54 anos e nasceu em Belo Horizonte. Foi deputado constituinte, presidente da Câmara dos Deputados e duas vezes governador de Minas Gerais. A presidente Dilma Rousseff tem 66 anos e também nasceu em Belo Horizonte. Iniciou a vida política na luta contra a ditadura militar. Foi ministra de Minas e Energia e da Casa Civil no governo do presidente Lula. Em 2010, Dilma venceu a disputa eleitoral contra o candidato do PSDB, José Serra, e se tornou a primeira mulher presidente do país. O resultado das eleições presidenciais deste domingo começa a ser divulgado a partir das oito da noite, horário de Brasília, por causa da diferença de fuso horário com o estado do Acre. O ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Henrique Neves, disse que essa medida é necessária para evitar que o eleitor seja influenciado: 

(Henrique Neves) Porque tanto a divulgação do resultado como a divulgação de pesquisas de boca de urna podem acabar influenciando o eleitor que ainda não votou. Então, se a partir das 17 horas, horário de Brasília, começarem a divulgar o resultado da eleição, os eleitores que votam na região Norte, Nordeste e, principalmente, no Acre poderão ser influenciados pelo resultado que não é definitivo ainda. 

(Repórter) Além da escolha para o cargo de presidente da República, 13 estados e o Distrito Federal decidirão, em segundo turno, as eleições para governador.
24/10/2014, 04h32 - ATUALIZADO EM 24/10/2014, 04h32
Duração de áudio: 02:57
Ao vivo
00:0000:00