Operadoras devem estrear novo modelo de cobrança pelo serviço de internet — Rádio Senado

Operadoras devem estrear novo modelo de cobrança pelo serviço de internet

LOC: AS OPERADORAS DE TELEFONIA MÓVEL DEVEM ESTREAR UM NOVO MODELO DE COBRANÇA PELO SERVIÇO DE INTERNET A PARTIR DE NOVEMBRO. 

LOC: A INTENÇÃO É ACABAR COM A CHAMADA “VELOCIDADE REDUZIDA” E FAZER COM QUE OS CONSUMIDORES CONTRATEM UMA EXTENSÃO DO PACOTE QUANDO A FRANQUIA FOR ATINGIDA. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

TÉC: No atual sistema, o cliente tem a velocidade da internet móvel reduzida até a renovação do plano, sempre que atinge o limite da franquia contratada. Mas, a partir de novembro, essa redução da velocidade será extinta, e quando a franquia terminar, o cliente será obrigado a pagar por um pacote adicional se quiser continuar com a conexão. A primeira operadora a implantar a mudança será a Vivo, a maior do país, com setenta e nove milhões de clientes. Inicialmente, somente para clientes pré-pagos. Já as empresas Oi, Tim e Claro ainda não declararam quando vão adotar este novo modelo. Por enquanto, apenas os estados de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul receberão a mudança. A senadora gaúcha Ana Amélia, do PP, teme que a alteração prejudique os clientes e espera uma posição dos órgãos de defesa do consumidor. 

(Ana Amelia) Elas têm que pensar em melhorar a qualidade do serviço a preços compatíveis, e não cometer abusos contra os usuários. Espero que os órgãos, Procon, o próprio Cade, que é tão zeloso, todos esses órgãos que estejam em defesa do consumidor, que eles protestem, o Idec, todos eles se manifestem sobre essa matéria. 

(Rep) De acordo com as empresas telefônicas, o objetivo da mudança é proporcionar aos clientes uma experiência mais fiel em relação ao serviço que contratam. Mas, para Ana Amélia, isso já deve ser garantido na compra do pacote. 

(Ana Amélia) Você tem que receber aquilo que você contratou. Se ele já tá te oferecendo um serviço pra isso mais aquilo, ele tem que dar isso mais isso e mais aquilo. Não pode te dar outra coisa que não seja aquele serviço que você está contratando na qualidade desejada e com o preço justo que tá lá no contrato. 

(Rep) Quando o sistema entrar em vigor, os consumidores receberão um aviso de que atingiram oitenta por cento da franquia contratada. Se o limite estourar, uma nova mensagem vai avisar sobre a oferta do plano adicional.
22/10/2014, 05h04 - ATUALIZADO EM 22/10/2014, 05h04
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