Brasil se precipitou na implantação de nova ortografia, diz professor — Rádio Senado

Brasil se precipitou na implantação de nova ortografia, diz professor

LOC: UMA COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DOS OITO PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA DEVE REVISAR O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS E UNIFICAR O IDIOMA. 

LOC: A NOVA ORTOGRAFIA FOI TEMA DE UM NOVO DEBATE NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO NESTA QUARTA-FEIRA. A REPORTAGEM É DE ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: Na segunda audiência da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, especialistas voltaram a criticar a complexidade das novas regras, em especial quanto às exceções, que forçam as pessoas a consultar o dicionário quando escrevem. O professor Pasquale Neto lembrou que o Brasil se precipitou na implantação da nova ortografia, quando nenhum dos outros países signatários do tratado tinha começado a adotar a nova escrita. 

(Pasquale Neto) Nós fizemos isso de maneira atrapalhada, fizemos isso de maneira equivocada, com pressa. Uma pressa que não se justifica, se o texto ficou dormindo de 90 até 2007, ficou nas gavetas, por que que de repente a gente entra com tudo e acontecem essas coisas? 

(Repórter) Entre as várias bases do acordo ortográfico, que tem o objetivo de unificar o idioma nos oito integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, estão o alfabeto, o uso do H e a acentuação. Novamente, um dos capítulos mais criticados foi o que trata do hífen. O professor e membro da Academia Brasileira de Letras, Evanildo Bechara, lembrou que a entidade não é autora do acordo, apenas trabalhou com o texto que foi entregue aos imortais. E que o Instituto de Linguística Teórica e Computacional já está trabalhando em uma revisão. 

(Evanildo Bechara) Nós tivemos seis meses para fazer um levantamento de um corpus de 360 mil verbetes. Se os enganos foram esses apresentados, é claro que é um saldo positivo do trabalho da comissão. O Iltec convocou 16 professores dos 8 países e nós estamos fazendo a revisão dos vocabulários ortográficos portugueses. E seria interessante que o Iltec tomasse conhecimento das críticas, das sugestões, das ponderações. 

(Repórter) A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, elogiou a abertura para uma revisão dos principais problemas da nova ortografia. 

(Ana Amélia) As perguntas que vêm aqui são todas elas assim – é difícil, é complicado, temos que ensinar melhor. Porque não há fundamentação jurídica sobre isso, porque há divergência de entendimento sobre uma palavra. Queremos de forma de errata, ou de forma de explicação, ou de qualquer forma. Porque aqui nós chegamos no ponto prático, nas coisas e na vida como ela é no exercício da língua portuguesa, seja campo jurídico, seja na literatura, seja pro professor de português explicar pros seus alunos. 

(Repórter) Entre as sugestões que serão enviadas para o instituto está a proposta de reforma elaborada pelo presidente do Centro de Estudos Linguísticos da Língua Portuguesa, Ernani Pimentel, que propõe a simplificação da ortografia.
22/10/2014, 03h23 - ATUALIZADO EM 22/10/2014, 03h23
Duração de áudio: 02:36
Ao vivo
00:0000:00