Proposta prevê acúmulo de cargos para médicos e professores — Rádio Senado

Proposta prevê acúmulo de cargos para médicos e professores

LOC: OUTUBRO MARCA A COMEMORAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR E DO DIA DO MÉDICO. A FALTA DE PROFISSIONAIS DESTAS ÁREAS NO SERVIÇO PÚBLICO PREOCUPA OS SENADORES. 

LOC: UMA PROPOSTA EM ANÁILISE NA CASA, QUER PERMITIR QUE MÉDICOS E PROFESSORES POSSAM ACUMULAR MAIS UMA CARREIRA NO SERVIÇO PÚBLICO. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS. 

Téc: No dia 18 de outubro foi comemorado o Dia do Médico. A questão da falta de médicos no Sistema Único de Saúde preocupa os senadores. Em agosto, o senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, foi ao plenário defender a criação da carreira de estado para os profissionais de saúde. Na opinião do senador, que também é médico, é necessário cobrar dos governantes mais responsabilidade com a saúde pública: 

(Mozarildo Cavalcanti) é verdade que faltam médicos? é! mas também é muito verdade que falta administração, mais combate à corrupção, mais boa administração e, sobretudo, responsabilidade dos governantes desde as prefeituras, passando pelos governos estaduais, até o governo federal, com um assunto tão delicado.

(Repórter) Uma outra proposta apresentada na Casa quer garantir que mais médicos e professores possam ingressar nas carreiras públicas. Este é o objetivo da proposta de emenda à Constituição apresentada pelo senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul. Hoje, a lei já permite que tanto o professor como os profissionais de saúde com profissão regulamentada acumulem dois cargos. Com a mudança proposta pelo senador Paulo Paim, os professores e os profissionais de saúde como médicos e enfermeiros, poderão exercer seus cargos e mais uma função de qualquer natureza no serviço público. A intenção é aumentar a disponibilidade de médicos clínicos e especialistas na rede pública de saúde e de professores nas escolas públicas desde a pré escola até o nível superior. A Proposta de Emenda á Constituição ainda aguarda a designação de um relator.
20/10/2014, 02h24 - ATUALIZADO EM 20/10/2014, 02h24
Duração de áudio: 01:38
Ao vivo
00:0000:00