Paim cobra aprovação do PL que autoriza doação de pessoa física ao Fundo Nacional do Idoso — Rádio Senado

Paim cobra aprovação do PL que autoriza doação de pessoa física ao Fundo Nacional do Idoso

LOC: O SENADOR PAULO PAIM, DO PT GAÚCHO, COBROU A APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI QUE AUTORIZA OS CONTRIBUINTES A FAZEREM DOAÇÕES AO FUNDO NACIONAL DO IDOSO DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO ANUAL DO IMPOSTO DE RENDA. 

LOC: A PROPOSTA ESTÁ NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS, COMO INFORMA O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:  

TÉC: O senador Paulo Paim lembrou que em primeiro de outubro se comemora o Dia Internacional do Idoso. E no mês em que a data é celebrada, o parlamentar do PT do Rio Grande do Sul cobrou a aprovação da proposta que permite às pessoas físicas doarem para o Fundo Nacional do Idoso diretamente na declaração do imposto de renda. A intenção é estimular e facilitar as doações, como explica o senador Paulo Paim: 

(PAULO PAIM) Ele poderá fazer deduções, parciais, mas poderá. Todos ganham com esse investimento na nossa velhice. Você ganha. Eu ganho. O fundo ganha. Quem ganha é a humanidade.

 (MAURÍCIO) O Fundo Nacional do Idoso está em vigor desde janeiro de 2011. Ele se destina a financiar programas e ações que assegurem os direitos dos mais velhos, além de criar condições para promover a autonomia, a integração e a participação efetiva dos idosos na sociedade. O senador Paulo Paim enfatizou que o Brasil está envelhecendo e que, por isso, o Fundo Nacional do Idoso será cada vez mais importante:

(PAULO PAIM) É fundamental a gente entender que o país está envelhecendo rapidamente. Até 2050, 2040, nós teremos mais idosos do que jovens no país. E consequentemente o fundo do idoso vai cumprir um papel fundamental para melhorar a qualidade de vida da nossa gente, do nosso povo, principalmente na idade que ele mais precisa.

(MAURÍCIO) De acordo com a proposição, as doações feitas diretamente na declaração poderão chegar a seis por cento do imposto de renda devido. O projeto de lei do senador Paulo Paim já foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e aguarda por uma decisão da Comissão de Assuntos Econômicos.
17/10/2014, 03h57 - ATUALIZADO EM 17/10/2014, 03h57
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00