CDH analisa criação de linhas de crédito para a agricultura indígena — Rádio Senado

CDH analisa criação de linhas de crédito para a agricultura indígena

LOC: UM PROJETO DE LEI EM ANÁLISE NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANAS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA CRIA LINHAS DE CRÉDITO ESPECÍFICAS PARA O FINANCIAMENTO DA “AGRICULTURA INDÍGENA”. 

LOC: O TEXTO ESTABELECE COMO “AGRICULTURA INDÍGENA” AS ATIVIDADES DE PLANTIO E CULTURA DE ESPÉCIES PRATICADAS POR ÍNDIOS. REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

(Repórter) O Projeto de Lei da Câmara número 74 de 2014 estabelece como “Agricultura Indígena” as atividades de plantio e cultura de espécies praticadas pelos índios em comunidades. O texto também prevê a abertura de linhas de financiamento para aumentar e melhorar a produção agrícola dos indígenas. O autor do projeto é o deputado federal, eleito senador, Wellington Fagundes, do PR do Mato Grosso. Para Fagundes a produção agrícola dos indígenas pode gerar riquezas para o Brasil. 

(Wellington Fagundes) ‘Não dá pra você querer considerar,hoje, o índio como algo isolado da sociedade. As terras indígenas podem perfeitamente servirem para melhorar a qualidade de vida dos nossos irmãos índios e também até para gerar riqueza para o país. Então nosso objetivo é dar condições de igualdade, principalmente nos créditos agrícolas que existem hoje e também aos índios brasileiros.”

(Repórter) O projeto determina ainda que os órgãos públicos prestarão apoio e assistência técnica à agricultura, à pesca e à pecuária realizada por índios e suas comunidades. Wellington Fagundes destaca que a agricultura é uma fonte de renda importante para os índios. 

(Wellington Fagundes) “No Mato Grosso nós temos muitas áreas , principalmente do cerrado brasileiro, que tem condições de produzir até em larga escala . Temos outros exemplos inclusive de pedágios que passam em estradas de reservas indígenas onde aquilo é fonte de renda. Nós acreditamos que no mundo globalizados os nossos irmãos possam produzir, gerar riqueza e gerar qualidade de vida.

(Repórter) O projeto aguarda a apresentação de relatório pelo senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.
16/10/2014, 06h24 - ATUALIZADO EM 16/10/2014, 06h24
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00