Dia Nacional do Consumo Consciente é lembrado no Senado — Rádio Senado

Dia Nacional do Consumo Consciente é lembrado no Senado

LOC: 15 DE OUTUBRO É O “DIA DO CONSUMO CONSCIENTE”, COMEMORADO NACIONALMENTE. 

LOC: A DATA SERVE PARA LEMBRAR OS IMPACTOS AMBIENTAIS DE TODA FORMA DE CONSUMO, E O SENADO APROVEITOU A OCASIÃO PARA PROMOVER UMA AÇÃO PELA REDUÇÃO DOS RESÍDUOS. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: A data de 15 de outubro foi adotada como o Dia do Consumo Consciente em 2009 no Brasil, para alertar para as consequências sociais, econômicas e ambientais da produção e do consumo sem controle. O Senado aproveitou o dia para incentivar servidores e prestadores de serviço a adotarem uma postura consciente em relação aos impactos que seu consumo tem sobre o meio ambiente. A coordenadora do Núcleo de Ações Socioambientais da Diretoria-Geral do Senado, Andrea Bakaj, lembrou que a Casa já adota práticas permanentes como monitorar o consumo de água, papel, energia e combustível. Além disso, faz coleta seletiva do lixo, separando restos de alimentos – que servem como adubo no viveiro do Senado – de papel, destinado à reciclagem, e de pilhas. Ela acredita, no entanto, que é possível fazer com que as pessoas que trabalham no Senado reduzam a produção de lixo mesmo fora do ambiente de trabalho. 

(Andrea Bakaj) Nós procuramos sempre orientar os servidores para mudarem sua forma de consumir, repensando todas as suas ações, principalmente na hora de adquirir os produtos, sabendo que tudo que se consome gera algum tipo de resíduo. A gente orienta os servidores também a promoverem a campanha da carona solidária, nós implementamos neste ano os bicicletários na Casa, que é uma forma sustentável das pessoas se locomoverem, e estamos buscando oferecer o local adequado, os banheiros com armários. 

(Repórter) Andrea Bakaj destacou que a promoção do consumo consciente vem sendo bem elaborada no Senado, porque ela não se limita ao custo dos produtos, mas também ao prejuízo ambiental que os resíduos podem causar. 

(Andrea Bakaj) Nem sempre só o valor da compra é importante, na compra você tem que pensar em todo o aspecto sustentável dela. Os copos descartáveis, apesar de ser uma compra que não é de valor exorbitante, é um material de difícil decomposição. Então nós temos diminuído a distribuição desses itens e estamos fazendo a campanha de conscientização juntos aos servidores. 

(Repórter) O Senado investiu também na digitalização de documentos. A Ordem do Dia passou em outubro a ser quase inteiramente eletrônica, o que vai evitar o consumo de oito milhões e meio de folhas de papel por ano, um custo de cerca de 300 mil reais anuais.
15/10/2014, 06h29 - ATUALIZADO EM 15/10/2014, 06h29
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00