Economia com horário de verão será 31% menor em 2014 — Rádio Senado

Economia com horário de verão será 31% menor em 2014

LOC: NESTE ANO, A ECONOMIA COM O HORÁRIO DE VERÃO SERÁ TRINTA E UM POR CENTO MENOR SE COMPARADA À DO ANO PASSADO. 

LOC: UMA DAS EXPLICAÇÕES É A FALTA DE ÁGUA EM VÁRIAS REGIÕES DO PAÍS, O QUE OBRIGOU A SUBSTITUIÇÃO DAS USINAS HIDRELÉTRICAS POR USINAS TÉRMICAS. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a economia com o horário de verão deste ano será trinta e um por cento menor em relação ao último período, o que equivale a cento e vinte e sete milhões de reais. A previsão é que sejam poupados duzentos e setenta e oito milhões de reais, enquanto no horário de verão dos anos 2013 e 2014, foram economizados quatrocentos e cinco milhões de reais. O motivo é o crescente uso das usinas térmicas, que tiveram que ser a primeira opção por causa da falta de água em algumas regiões do país, como explica o senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo. 

(Eduardo Suplicy) A economia de energia que se obterá esse ano com o horário de verão vai ser menor por causa da intensa seca que tem caracterizado o clima. Mas a explicação é essa: a seca que fez com que a população esteja usando energia mais das usinas térmicas do que das usinas hidroelétricas por causa da escassez de água. 

(Repórter) A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, alertou para o perigo de um novo racionamento de água devido ao baixo volume de chuva registrado nos últimos tempos. 

(Ana Amélia) Como o volume de chuvas foi menor, os riscos de desabastecimento hídrico pra alimentar as hidrelétricas vai ser grande e pode haver racionamento. Então, essa é uma situação extremamente delicada e toda medida prudencial que for tomada é necessária pra evitar um novo apagão no Brasil. 

(Repórter) Além disso, o período do horário de verão nesse ano será maior do que nos anos anteriores. Serão cento e vinte e seis dias, cinco a mais do que a média dos últimos quinze anos. Ainda de acordo com o Ministério, há uma expectativa de redução do consumo de água nos reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste. A medida pode evitar o gasto de quatro bilhões e meio de reais com a construção de novas termelétricas.

LOC: O HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA NO PRÓXIMO DOMINGO, 19 DE OUTUBRO, NO DISTRITO FEDERAL E EM DEZ ESTADOS DAS REGIÕES SUL, SUDESTE E CENTRO-OESTE. OS RELÓGIOS DEVERÃO SER ADIANTADOS EM UMA HORA.
14/10/2014, 05h27 - ATUALIZADO EM 14/10/2014, 05h27
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00