Renan diz que votações só serão retomadas após 2º turno das eleições — Rádio Senado

Renan diz que votações só serão retomadas após 2º turno das eleições

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO CONFIRMA QUE AS VOTAÇÕES SÓ SERÃO RETOMADAS APÓS O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES.  

LOC: E O VICE-PRESIDENTE DA CASA DEFENDE QUE AS VOTAÇÕES SEJAM INTENSIFICADAS EM NOVEMBRO E DEZEMBRO PARA A APROVAÇÃO DE PROJETOS DE INTERESSE DA SOCIEDADE. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) Sob o argumento de que oito senadores disputam o segundo turno e os demais estão envolvidos no processo eleitoral, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, admitiu que o Plenário não votará nenhuma proposta no mês de outubro. Mas avisou que os senadores deverão usar a tribuna para discutirem os assuntos do momento. 

(Renan Calheiros) O Senado não está pensando em realizar sessões no mês de outubro. Estamos fazendo um esforço para compatibilizar o funcionamento da Casa, teremos sessões diárias de discussão, mas sessão deliberativa só no segundo turno. 

(Repórter) O primeiro-vice-presidente do Senado, Jorge Viana, do PT do Acre, defendeu que a pauta seja intensificada em novembro e dezembro para a votação das propostas de interesse do País, a exemplo do Orçamento Geral da União de 2015. 

(Jorge Viana) Vamos ter um esforço concentrado diferente também. Do mesmo jeito que tivemos um calendário sem sessões deliberativas por conta do primeiro turno, e vamos ter que seguir no segundo turno, é absolutamente necessário que tenhamos uma pauta bem definida de temas que atendam aos interesses da sociedade logo após o segundo turno. 

(Repórter) Renan Calheiros anunciou que entre os projetos que serão votados está o que reduz os juros cobrados dos Estados e municípios dos empréstimos feitos pela União. Ele ressaltou que a aprovação do chamado indexador da dívida vai ajudar os novos governadores, que poderão contar com recursos a mais para investimentos, e não para o pagamento dos encargos com o governo federal. 
07/10/2014, 07h56 - ATUALIZADO EM 07/10/2014, 07h56
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00