Região Sul terá dois senadores estreantes em 2015 — Rádio Senado

Região Sul terá dois senadores estreantes em 2015

LOC: O SUL DO BRASIL TERÁ DOIS SENADORES ESTREANTES EM 2015. LASIER MARTINS, DO PDT DO RIO GRANDE DO SUL, E DÁRIO BERGER, DO PMDB DE SANTA CATARINA, VÃO EXERCER O MANDATO PELA PRIMEIRA VEZ. 

LOC: JÁ ÁLVARO DIAS, DO PSDB DO PARANÁ, FOI REELEITO COM 77% DOS VOTOS VÁLIDOS PARA O QUARTO MANDATO COMO SENADOR. REPÓRTER CINTHIA BISPO. 

(Repórter) Álvaro Dias do PSDB do Paraná foi eleito com 77% dos votos válidos. Ele foi o candidato ao Senado com o maior percentual de votos do país. Formado em História pela Universidade Federal de Londrina, começou na política como vereador em 1968 na cidade de Londrina, pelo extinto MDB. Álvaro Dias foi eleito senador em 1982, 1998 e 2006. Na campanha deste ano, defendeu a reforma a política, tributária e a reforma do sistema federativo. 

(Alvaro Dias) Com a reforma do sistema federativo, que está engaçado, um sistema hoje desequilibrado, promovendo uma injustiça distributiva incrível, sacrificando especialmente os municípios. Esse sistema exige uma reforma imediata. Esse é um momento de reforma, o Brasil precisa delas, é urgente, o país não vai crescer sem que as reformas ocorram. 

(Repórter) No Rio Grande do Sul, Lasier Martins do PDT, foi eleito com 37,42% dos votos válidos. Aos 72 anos, é a primeira vez que ele se elege para um cargo público. Lasier é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e exerceu a advocacia por 20 anos. Mas se destacou como jornalista, trabalhando por quase três décadas no Grupo RBS como repórter, comentarista e apresentador. Foi comentarista esportivo, e cobriu cinco Copas do Mundo. Lasier Martins se diz emocionado pelo crescimento do PDT no Senado, já que o partido assumirá a quinta maior bancada na Casa, com um total de seis senadores. 

(Lasier Martins) PDT se tornasse independente, autônomo, altivo. Deixar de andar a reboque dos outros como vinha acontecendo. Porque o PDT no Rio Grande do Sul é um partido muito importante. Foi aqui que nasceu o PDT, têm uma nominata de brilhantes pedetistas no passado. Getulio Vargas que criou o partido, Jango, Brizola. 

(Repórter) Em Santa Catarina, Dário Berger foi eleito com 42,82% dos votos válidos. Formado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, ingressou na vida pública em 1989 como presidente da Comissão de Esportes na Prefeitura de São José. Foi prefeito de Florianópolis e de São José.
06/10/2014, 06h58 - ATUALIZADO EM 06/10/2014, 06h58
Duração de áudio: 02:22
Ao vivo
00:0000:00