Novos senadores têm idade média de 58 anos — Rádio Senado

Novos senadores têm idade média de 58 anos

LOC: OS SENADORES ELEITOS, OS QUE SE REELEGERAM E OS SUPLENTES QUE VÃO ASSUMIR MANDATO EM 2015 TÊM IDADE MÉDIA DE 58 ANOS. 

LOC: UM DOS QUE ASSUMEM A VAGA EM 2015 BATE NOVAMENTE O RECORDE DE MAIS NOVO A OCUPAR O CARGO, COM 36 ANOS, APENAS UM A MAIS QUE A IDADE MÍNIMA EXIGIDA. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

(Repórter) Das 27 vagas em disputa no Senado, cinco ficaram com senadores que tentavam a reeleição. A Casa ganha ainda dois parlamentares que são suplentes de senadores eleitos governadores de Estado no primeiro turno. A média de idade dos eleitos, reeleitos e suplentes é de 58 anos, puxada para baixo por estreantes como Gladson Cameli, do PP do Acre, de 36 anos, e Davi Acolumbre, do Democratas do Amapá, com 37. O mais jovem senador eleito da história do País, Gladson Cameli disse que vai procurar atender às reivindicações da população. 

(Gladson Cameli) As grandes manifestações que aconteceram no País ano passado foi justamente pela insatisfação da população. Então o Congresso Nacional, o qual eu faço parte, tem o dever de fazer a vontade da população. E eu vou lutar pra isso, que saia do papel. Que entre em um acordo com todos os poderes, com o Executivo e com o Judiciário pra que nós possamos fazer as grandes reformas que nosso País precisa como a reforma política, a reforma tributária, o código penal brasileiro precisa ser atualizado. 

(Repórter) Entre os eleitos, há quatro senadores entre os 40 e os 50 anos e nove entre 50 e 60. O restante tem mais de 60. Um deles, Elmano Férrer, do PTB do Piauí, se elegeu com a alcunha de “veín trabalhador”, mas curiosamente, está longe de ser o mais velho entre os novos senadores. Com 72 anos, ele é o quinto mais idoso, atrás de Lasier Martins, do PDT do Rio Grande do Sul, de José Serra, do PSDB de São Paulo, e de Maria do Carmo Alves, do Democratas de Sergipe. Todos com diferença que varia de meses a até um ano a mais. O mais experiente, José Maranhão, do PMDB da Paraíba, tem quase uma década a mais, 81 anos. José Maranhão, que já foi senador de 2002 a 2009, adiantou que vai defender a reforma do sistema educacional. 

(José Maranhão) Vamos lutar por uma ampla reforma na educação, eu acho que o modelo de educação brasileiro está ultrapassado e incondizente com a realidade econômica, tecnológica do País. Importante lutar por isso. 

(Repórter) Chegam também ao Senado José Antônio Medeiros, de 43 anos, suplente de Pedro Taques, eleito governador de Mato Grosso; e Regina Souza, com 64 anos, que assume a vaga de Wellington Dias, eleito governador do Piauí. Por outro lado, deixam o Senado o petebista Epitácio Cafeteira, de 90 anos, o pedetista João Durval, de 85, os peemedebistas Pedro Simon e José Sarney, os dois com 84 anos, e Ruben Figueiró, com 83.
06/10/2014, 07h02 - ATUALIZADO EM 06/10/2014, 07h02
Duração de áudio: 02:24
Ao vivo
00:0000:00