Horário eleitoral voltará ao rádio e à TV no dia 11 de outubro — Rádio Senado

Horário eleitoral voltará ao rádio e à TV no dia 11 de outubro

LOC: O HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO VOLTA ÀS EMISSORAS DE RÁDIO E TV NO DIA 11, PRÓXIMO SÁBADO. OS PROGRAMAS SERÃO DIÁRIOS E OS CANDIDATOS A PRESIDENTE E A GOVERNADOR TERÃO TEMPOS IGUAIS. 

LOC: A PROPAGANDA ELEITORAL PARA O SEGUNDO TURNO VAI ATÉ 24 DE OUTUBRO, 2 DIAS ANTES DA VOTAÇÃO. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA. 

(Repórter) O horário gratuito de propaganda eleitoral vai recomeçar no próximo sábado, dia 11 de outubro. Os programas vão ao ar diariamente nas emissoras de TV e rádio, de segunda a domingo. Os candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff e Aécio Neves terão dois blocos de 10 minutos cada para expor suas ideias no rádio e na TV. Como foi a mais votada, a candidata à reeleição irá iniciar a volta do horário gratuito, de acordo com resolução do Tribunal Superior Eleitoral. A ordem entre eles será alternada a cada programa. Logo após os presidenciáveis, será a vez dos candidatos a governador dos estados que não elegeram representante no primeiro turno. São eles: Rio de Janeiro, Distrito Federal, Acre, Amazonas, Amapá, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Rio Grande do Sul. Os candidatos a governador também terão dois blocos de dez minutos cada um para pedir voto aos eleitores. O ministro do TSE, Admar Gonzaga, explica porque, no segundo turno, os candidatos têm o mesmo tempo para propaganda.  

(Admar Gonzaga) “No primeiro turno a campanha ela é divida de acordo com as bancadas dos partidos que integram a coligação. Então você tem uma campanha diferenciada de acordo com, cada candidato, os partidos que eles conseguiram atrair para sua coligação. No segundo turno não. No segundo turno a conta é zerada, isso não tem mais interferência, e você tem os dois candidatos em pé de igualdade pra fazer sua campanha.” 

(Repórter) Os horários serão os mesmos do primeiro turno. Na televisão, a uma da tarde e às oito e meia da noite. No rádio, às sete da manhã e ao meio dia. Além dos blocos, também vão haver inserções diárias durante os intervalos comerciais das emissoras de rádio e TV. Serão 15 minutos para campanha de Presidente da República e 15 minutos para campanha de Governador, divididos igualmente entre os candidatos. No total, serão 220 minutos por dia de propaganda eleitoral nos estados que ainda não elegeram governador.
06/10/2014, 08h09 - ATUALIZADO EM 06/10/2014, 08h09
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00