AC e AP elegeram os dois senadores mais jovens e Omar Aziz foi eleito pelo AM — Rádio Senado

AC e AP elegeram os dois senadores mais jovens e Omar Aziz foi eleito pelo AM

LOC: O ACRE E O AMAPÁ ELEGERAM OS DOIS SENADORES MAIS JOVENS DA PRÓXIMA LEGISLATURA – GLADSON CAMELI, DO PP, E DAVI ALCOLUMBRE, DO DEMOCRATAS. 

LOC: NO AMAZONAS, O ELEITO PARA O SENADO FOI OMAR AZIZ, DO PSD, QUE ATÉ O INÍCIO DO ANO EXERCIA O MANDATO DE GOVERNADOR DO ESTADO. AS INFORMAÇÕES DESSES ESTADOS, VOCÊ CONFERE NA REPORTAGEM DE MARCELA DINIZ: 

TÉC: Omar Aziz, do PSD, foi eleito com mais de 58% dos votos válidos. Até abril de 2014, ele exerceu o mandato de governador do Amazonas, cargo para o qual foi reeleito em 2010 e ao qual renunciou para concorrer ao Senado Federal. Entre as bandeiras defendidas por Aziz na campanha deste ano, estão a atração de mais recursos para o Amazonas, o aumento dos investimentos em saúde e a redução da maioridade penal. Os suplentes eleitos na chapa de Omar Aziz são Helder Cavalcante, do PR, e Luís Mitoso, do PSD. No Acre, Gladson Cameli, do PP, foi eleito senador também com uma votação superior a 58% dos votos válidos. Cameli é engenheiro e atualmente exerce seu segundo mandato consecutivo como Deputado Federal. Com 36 anos, ele é o senador mais jovem a ser eleito no Brasil. Os suplentes são Mailza Gomes, do PSDB, e Silvania Pinheiro, do PP. Cameli afirmou que vai defender, no Senado, as Reformas Política, Tributária e do Código Penal. Disse, também, que é preciso dar solução para a crise humanitária causada pela imigração ilegal, principalmente de haitianos, que entram no Brasil por municípios como o de Brasiléia, a cerca de 220 quilômetros da capital, Rio Branco: 

(CAMELI) Primeiro, fortalecer nossas fronteiras, e segundo, entrar em um acordo com países que se dizem de primeiro mundo, como os EUA, países ricos do mundo, que deem sua colaboração porque um país como o Brasil, que tem vários problemas internos, como é que nós podemos acolher pessoas que vêm de outros países, para aumentar mais esses problemas? Brasiléia teve momento que a população estava assustada, a população não conseguia mais andar nas ruas, devido o problema que causou no município, porque Brasiléia é município de fronteira aqui no Acre. 

(REPÓRTER) No Amapá, o senador eleito foi Davi Alcolumbre, do Democratas, com 36,26% dos votos válidos. Ele tem 37 anos e está em seu terceiro mandato como Deputado Federal. Durante a campanha para o Senado defendeu, entre outros pontos, mais incentivo para que empresas queiram investir no Amapá. Os suplentes eleitos na chapa de Davi Alcolumbre são Josiel e Marquinho, ambos do Democratas.
06/10/2014, 10h57 - ATUALIZADO EM 06/10/2014, 10h57
Duração de áudio: 02:23
Ao vivo
00:0000:00