Governo anuncia aumento da gasolina ainda para este ano — Rádio Senado

Governo anuncia aumento da gasolina ainda para este ano

LOC: GOVERNO ANUNCIA AUMENTO DA GASOLINA AINDA PARA ESTE ANO. A ÚLTIMA VEZ QUE O PREÇO DO COMBUSTÍVEL SUBIU FOI EM NOVEMBRO DO ANO PASSADO. LOC: APESAR DE ESPERADO, O ANÚNCIO DIVIDE A OPINIÃO DOS SENADORES. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA 

(Repórter) O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, voltou a anunciar o aumento do preço da gasolina. A declaração já havia sido feita em agosto e setembro e foi reforçada agora em entrevista ao portal G1, às vésperas das eleições. Mantega não afirmou de quanto será o reajuste, mas confirmou que acontecerá até dezembro. Ele também é o presidente do Conselho de Administração da Petrobras, responsável por estabelecer os preços do combustível no Brasil. Segundo Mantega, o acréscimo será necessário para evitar o corte de gastos em áreas como saúde e educação. Para o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, o ministro acertou ao divulgar a informação antes do pleito eleitoral. 

(Paulo Paim) “Todos nós sabíamos que isso ia acontecer, porque a gasolina ela tem uma tendência histórica a subir de acordo com a inflação anual. E nós sabíamos que isso ia acontecer em outubro, novembro ou dezembro. O ministro Mantega não tá escondendo, para que ninguém diga depois que o aumento da gasolina só foi anunciado depois das eleições”. 

(Repórter) Por outro lado, o senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, defende que reajustes menores deveriam ter sido feitos para evitar um aumento brusco. 

(Cyro Miranda) “Eu acho que essa alta da gasolina já era esperada. O governo fez uma bobagem muito grande que foi não fazer os reajustes periódicos quando necessário e esse reajuste hoje vai ser muito maior em função do prejuízo que essa quadrilha que está instalada na Petrobrás está dando.” 

(Repórter) O preço do combustível subiu pela última vez em novembro de 2013, quando a gasolina aumentou 4% e o diesel, 8%.
02/10/2014, 06h46 - ATUALIZADO EM 02/10/2014, 06h46
Duração de áudio: 01:48
Ao vivo
00:0000:00