70% dos candidatos são homens e maioria de eleitores é mulher — Rádio Senado

70% dos candidatos são homens e maioria de eleitores é mulher

LOC: A MAIORIA DOS CANDIDATOS NAS ELEIÇÕES DO DIA 5 DE OUTUBRO É FORMADA POR HOMENS. O NÚMERO CHEGA A 70% DO TOTAL DAS CANDIDATURAS. 

LOC: ENQUANTO ISSO, A MAIORIA DOS ELEITORES É FORMADA POR MULHERES. OS DADOS SÃO DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, sete em cada dez candidatos a uma vaga nas eleições de 2014 são homens. 46 por cento dos candidatos têm curso superior completo e um terço tem entre 45 e 54 anos de idade. Essas características dos candidatos contrastam com o perfil médio dos eleitores: dos 142 milhões de brasileiros aptos a votar nas eleições de 2014, 52 por cento são mulheres, 59 por cento tem menos de 45 anos de idade e a metade não concluiu o ensino fundamental. Só 5 por cento dos eleitores têm diploma de curso superior completo. Essa disparidade entre o perfil dos eleitores e o perfil dos candidatos já chamou a atenção das parlamentares, que fizeram uma campanha para aumentar a participação das mulheres no processo eleitoral. A procuradora da mulher no Senado, Vanessa Grazziotin do PC do B do Amazonas, explicou que a baixa presença feminina na política é prejudicial para a democracia. 

(Vanessa Grazziotin) A democracia não esta completa com a ausência da mulher no parlamento. Então o que queremos é isso tornar o parlamento mais a cara do povo brasileiro. Somos mais da metade das eleitoras e da população mas ocupamos apenas dez por cento das cadeiras do parlamento. 

(REPÓRTER) Hoje a lei eleitoral obriga que os partidos políticos tenham 30 por cento de candidatas nas eleições, mas os partidos têm dificuldade de preencher essa cota. Segundo o TSE, em todo o país, 26.165 candidatos concorrem a uma vaga nas eleições do próximo dia 5 de outubro, mas a grande maioria participa da disputa pelos cargos de deputado federal, estadual e distrital, os chamados cargos proporcionais. Menos de quatro por cento dos candidatos disputam os cargos majoritários, ou seja, de presidente da República, governador e senador.
30/09/2014, 01h35 - ATUALIZADO EM 30/09/2014, 01h35
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00