50% do eleitorado é formado por pessoas de até 45 anos — Rádio Senado

50% do eleitorado é formado por pessoas de até 45 anos

LOC: DE ACORDO COM DADOS DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL, O BRASIL TEM MAIS DA METADE DA POPULAÇÃO ELEITORAL FORMADA POR PESSOAS DE ATÉ QUARENTA E CINCO ANOS. 

LOC: MESMO COM A MAIORIA JOVEM, HOUVE UMA QUEDA NO NÚMERO DESSES ELEITORES EM RELAÇÃO ÀS ÚLTIMAS ELEIÇÕES. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) Dos cento e quarenta e dois milhões e oitocentos mil brasileiros cadastrados para votar nas eleições de 2014, sessenta por cento tem menos de quarenta e cinco anos de idade e são solteiros. Os dados do Tribunal Superior Eleitoral indicam ainda que, apesar de ainda ter a maioria jovem, o país registrou uma queda de dois por cento na proporção de eleitores entre dezoito e quarenta e quatro anos em comparação com as últimas eleições. Também houve uma redução do número de eleitores adolescentes com 16 e 17 anos, que tem o voto como opção facultativa. O senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, destaca a importância de compartilhar a prática política com os jovens, pois são essas pessoas, de acordo com o senador, que poderão mudar a forma de fazer a política. 

(Paulo Davim) É importante acreditar na visão renovadora do jovem, na coragem dos jovens, na capacidade construtiva dos jovens. O jovem é muito preparado hoje e ele pode dar uma contribuição inestimável para a construção de um modelo mais democrático pra escolha política do Brasil. 

(Repórter) Para a senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, é preciso incentivar as diversas formas de política desde a infância e fazer com que os jovens entendam esse meio como um espaço aberto de debate. 

(Ana Rita) Então é fazer todo um trabalho que aí cabe não só às escolas, cabe à sociedade através das suas instituições, igrejas, entidades comunitárias, movimentos sociais. Mostrar pra essa geração de hoje que a vida das pessoas só mudam e a vida dele também só pode melhorar se os jovens puderem participar. 

(Repórter) Os dados do TSE mostram ainda que dezesseis por cento dos eleitores brasileiros já concluíram a educação básica, e apenas cinco por cento possui nível superior completo. Os analfabetos representam cinco por cento do total de eleitores.
30/09/2014, 06h04 - ATUALIZADO EM 30/09/2014, 06h04
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00