Gasto com cuidador de idoso poderá ser abatido no IR — Rádio Senado

Gasto com cuidador de idoso poderá ser abatido no IR

LOC: FAMÍLIAS QUE CONTRATAM CUIDADORES DE IDOSOS PODERÃO DESCONTAR O VALOR GASTO COM ESSES PROFISSIONAIS NO IMPOSTO DE RENDA. 

LOC: É O QUE PROPÕE UM PROJETO JÁ APROVADO PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(Repórter) O autor do projeto de lei, senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, disse ao programa Conexão Senado, da Rádio Senado, que já é possível descontar do imposto de renda uma série de despesas com a saúde. Falta assegurar o benefício para quem precisa de um cuidador de idoso. 

(Waldemir Moka) Hoje a legislação já prevê o desconto no imposto de renda, no ano-calendário, a médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e hospitais, além de despesas com exames, radiografias e próteses ortopédicas e dentárias, serviços radiológicos, enfim. E não estavam previstas as despesas com cuidadores domiciliares de idosos. 

(Repórter) O senador acredita que a medida vai significar benefícios para a população e até para o caixa do governo já que, se por um lado perderá arrecadação, por outro terá menos gastos. 

(Waldemir Moka) Se você tiver a possibilidade de fazer exatamente com que essas pessoas tenham cuidados básicos em casa, está evitando internações. E essas internações, na maioria das vezes, com idade avançada, imunidade baixa, acaba se expondo a riscos de outras doenças. 

(Repórter) A dedução no imposto de renda das despesas com cuidadores de idosos foi aprovada na Comissão de Assuntos Sociais e estava pronta para ser votada na Comissão de Assuntos Econômicos. Mas a pedido do líder do governo no Congresso Nacional, senador José Pimentel, do PT cearense, o benefício será analisado em conjunto com outras iniciativas de renúncia fiscal em análise na Casa. Waldemir Moka lembrou ainda que o Senado já aprovou proposta, também de autoria dele, de regulamentação da profissão de cuidador domiciliar de idoso. Ele disse que com o envelhecimento da população, o ofício será cada vez mais exigido. 
29/09/2014, 01h17 - ATUALIZADO EM 29/09/2014, 01h17
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00