Projeto prevê proibição de cobrança da "taxa de roaming" — Rádio Senado

Projeto prevê proibição de cobrança da "taxa de roaming"

LOC: O SENADO DEVE ANALISAR EM BREVE UM PROJETO QUE PROÍBE AS OPERADORAS DE CELULAR DE COBRAREM A MAIS POR LIGAÇÕES FEITAS DURANTE VIAGENS. 

LOC: A EXTINÇÃO DAS TAXAS DE ROAMING VAI VALER QUANDO A LIGAÇÃO FOR FEITA USANDO A REDE DA PRÓPRIA OPERADORA EM OUTROS LOCAIS. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

(Repórter) Hoje, é comum o usuário usar o celular durante as viagens e, na volta, tomar um susto quando chega a conta. Isso acontece porque as operadoras cobram taxas de roaming pelo uso da linha em cidades diferentes daquela onde o número está registrado. Um projeto em análise no Senado, de autoria do senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, torna proibida a cobrança de taxas de roaming. Ele argumenta que a cobrança adicional somente fazia sentido durante a implantação da telefonia celular no Brasil, pois a empresa precisava usar a rede de outra operadora e pagar por esse uso. Atualmente, as grandes empresas de telefonia contam com redes próprias na maioria das cidades. A proposta tem uma ressalva, no entanto, para que a gratuidade somente valha se a ligação for originada e finalizada em redes da mesma empresa ou grupo econômico. O relator na Comissão de Infraestrutura, Walter Pinheiro, do PT da Bahia, lembra que a cobrança de roaming, assim como preços altos para ligações entre operadoras diferentes, estão entre as principais reclamações dos consumidores. 

(Walter Pinheiro) Essa relação entre as operadoras, tanto o roaming nacional quanto as ligações feitas de uma operadora para outra. Os valores vêm sendo questionados pelos usuários. 

(Repórter) A cobrança da taxa não é obrigatória, e algumas operadoras oferecem pacotes de roaming nacional, a um custo em torno de 120 reais ao ano. A Agência Nacional de Telecomunicações já sinalizou admitir a possibilidade do fim do adicional. Na União Europeia, a cobrança está programada para ser extinta em 2015. O projeto foi aprovado em novembro do ano passado pela Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, e se for aprovado pela Comissão de Infraestrutura, segue direto para a Câmara dos Deputados.
26/09/2014, 07h28 - ATUALIZADO EM 26/09/2014, 07h28
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00