Cristovam lamenta desinteresse de candidatos em debater falta de água — Rádio Senado

Cristovam lamenta desinteresse de candidatos em debater falta de água

LOC: A FALTA DE ÁGUA É UM TEMA QUE PRECISA FAZER PARTE DA PAUTA DE PROPOSTAS DOS CANDIDATOS NAS ELEIÇÕES DE OUTUBRO.  

LOC: O SENADOR CRISTOVAM BUARQUE CHAMOU A ATENÇÃO PARA A FALTA DE INTERESSE DOS CANDIDATOS EM DISCUTIR O ASSUNTO. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS: 

TÉC: Os senadores usaram o plenário da casa para apontar que a disputa presidencial deixa de fora temas relevantes para o futuro da sociedade brasileira. O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, por exemplo, chamou a atenção para o silêncio dos candidatos quanto à escassez de água em diversas regiões do país, como nos estados do nordeste e São Paulo. Na opinião dele, essa omissão é prejudicial para o Brasil. 

(Cristovam Buarque) É do Presidente da República, é do Senado, é dos líderes brasileiros saberem como os nossos netos e bisnetos vão ter água para beber; como é que eles vão ter água para a energia; como é que eles vão ter água para promover a agricultura, senão eles vão passar fome. A gente não vê o tema da água no debate. É grave isso!

(REPÓRTER) Mais de cem líderes mundiais se reuniram no dia 23 em nova Iorque na cúpula do clima da ONU. O encontro teve como objetivo definir novas estratégias para lidar com o aquecimento global e reduzir a emissão de gases do efeito estufa. Entre as propostas está a redução do uso de combustíveis como o carvão e o petróleo e o incentivo a formas limpas de energia. Segundo os cientistas que estudam o fenômeno, uma das conseqüências do aumento da temperatura é a ocorrência de fenômenos naturais extremos, como secas prolongadas, enchentes, tempestades e nevascas. Eles alertaram para a necessidade de oferecer recursos tecnológicos para que os países mais pobres se preparem para enfrentar e prevenir tragédias como a falta de água, enchentes e deslizamentos.
24/09/2014, 01h47 - ATUALIZADO EM 24/09/2014, 01h47
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00