Rádio Senado entra na campanha do Dia Mundial sem Carro — Rádio Senado

Rádio Senado entra na campanha do Dia Mundial sem Carro

LOC: JORNALISTAS DA RÁDIO SENADO VÃO USAR A BICICLETA, O METRÔ E O ÔNIBUS NESTA SEGUNDA-FEIRA PARA FAZER O TRAJETO CASA-TRABALHO. 

LOC: NO DIA MUNDIAL SEM CARRO, ELES VÃO RELATAR AO VIVO COMO É ABRIR MÃO DO AUTOMÓVEL E IR DE UM LUGAR PRA OUTRO NUMA CIDADE COMO BRASÍLIA.

(Repórter) Que tal deixar o carro na garagem e usar outros meios de transporte para ir ao trabalho ou fazer outras atividades do dia? Essa é a proposta do Dia Mundial sem Carro, que surgiu na Europa em 1997 a fim de incentivar as pessoas a experimentar formas alternativas de deslocamento. Para marcar o Dia Mundial sem Carro, 22 de setembro, jornalistas da Rádio Senado vão fazer o trajeto casa-trabalho sem usar o automóvel. Bruno Lourenço, por exemplo, escolheu a bicicleta e já tem tudo planejado. 

(Bruno Lourenço) Vou sair de casa às 7h15 da manhã, mais ou menos; é um horário agradável, temperatura boa para dar uma pedalada. Eu moro a cerca de cinco quilômetros do local de trabalho, e o meu caminho é todo por ciclovia. Eu gasto 25 minutos nesse trajeto. Estaciono a minha bicicleta a tranco num paraciclo e estou pronto para trabalhar nesse Dia Mundial sem Carro. 

(Repórter) Bicicleta, metrô, ônibus e a boa e velha caminhada. Os jornalistas vão relatar, ao vivo, no programa "Conexão Senado", da Rádio Senado, como é abrir mão do automóvel e ir de um lugar pra outro numa cidade como Brasília. O programa, que será dedicado ao Dia Mundial sem Carro, também vai destacar iniciativas que buscam incentivar meios alternativos de transporte. Uma delas é o projeto do senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, que isenta a bicicleta do pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados. 

(Inácio Arruda) O País oferece isenção de tributos importantes para automóveis, que ocupam espaços gigantescos, poluem estupidamente, e a bicicleta, que é aquela que menos polui, a poluição dela é mínima, e ainda é muito importante para a saúde, não tem isenção. É inexplicável. 

(Repórter)  O "Conexão Senado" vai ao ar às 7h50 da manhã, no horário de Brasília. O programa da Rádio Senado é transmitido para a Capital Federal e para mais oito cidades: Cuiabá, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina, Macapá, Manaus e Rio Branco. 
19/09/2014, 11h42 - ATUALIZADO EM 19/09/2014, 11h42
Duração de áudio: 02:19
Ao vivo
00:0000:00