Percentual de pessoas que se declaram pretas ou pardas cresce 2,2% — Rádio Senado

Percentual de pessoas que se declaram pretas ou pardas cresce 2,2%

LOC: O PERCENTUAL DE PESSOAS NO BRASIL QUE SE DECLARAM COMO PRETAS OU PARDAS CRESCEU 2,2% DE 2004 A 2013. AS INFORMAÇÕES FORAM DIVULGADAS PELO IBGE, COMO PARTE DA PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS, A PNAD. 

LOC: O SENADOR PAULO PAIM, DO PT DO RIO GRANDE DO SUL, ACREDITA QUE ESTÁ OCORRENDO UMA AUTOAFIRMAÇÃO DE BRASILEIROS QUE ANTES NÃO ASSUMIAM SUA PRÓPRIA COR. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) A pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, PNAD, divulgada pelo IBGE, mostrou um crescimento no percentual de brasileiros que se declaram pretos. De 2004 a 2013 este número saltou de 5,9% para 8,1%. A soma dos que se declaram pretos ou pardos chegou a 53%. Este contingente, segundo os conceitos usados pelo IBGE, forma a população negra do Brasil. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, afirmou que o brasileiro está se tornando um povo com maior autovalorização de suas origens. Ele comemorou o resultado da pesquisa. 

(Paulo Paim) Sem sombra de dúvida é um aumento do nível de consciência do povo brasileiro, de assumir sua identidade, suas origens, sem ter nenhum sentimento de inferioridade e achar que por isso seria discriminado, ou seja, com medo do preconceito. É fundamental cada criança, cada adulto ter orgulho de suas origens. 

(Repórter) A pergunta sobre a cor da pele é feita nos censos desde 1872, quando se perguntava em qual opção a pessoa se classificava – branca, preta, parda ou cabocla. Desde o censo de 1991, a classificação passou a ser “cor ou raça”, dividida em cinco categorias – branca, preta, parda, amarela ou indígena. O senador Paulo Paim enfatiza que se autorreconhecer é fundamental para que os cidadãos possam entender suas origens e planejar seu futuro: 

(Paulo Paim) Se os descendentes (sic) vieram da África, sim vieram da África, muito bem. Qual é o problema? Se vieram da Itália, vieram da Alemanha. Se vieram da Alemanha, vieram da Alemanha, né? Cada um assumir a sua identidade, o seu passado. Já diz o povo, só quem conhece seu passado que pode ter presente e projetar um futuro melhor. 

(Repórter) A Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio é um levantamento anual que o IBGE faz buscando informações como sexo, idade, educação, trabalho e rendimentos. Outros temas, como uso de internet, migração e número de filhos também passaram a ser pesquisados.
19/09/2014, 08h21 - ATUALIZADO EM 19/09/2014, 08h21
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00