Mais da metade dos brasileiros já acessam a internet — Rádio Senado

Mais da metade dos brasileiros já acessam a internet

LOC: MAIS DA METADE DOS BRASILEIROS JÁ ACESSAM A INTERNET, SEGUNDO O IBGE. 

LOC: NO SENADO, UMA COMISSÃO AVALIA O PLANO NACIONAL DE BANDA LARGA, QUE PRETENDE UNIVERSALIZAR O ACESSO À REDE. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA. 

(Repórter) O número de internautas brasileiros subiu de 49,2% do total da população, em 2012, para 50,1%, em 2013, segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, a PNAD. São mais 2 milhões e meio de pessoas conectadas. A maioria dos 86 milhões de internautas no Brasil tem entre 10 e 29 anos. No Senado, a Comissão de Ciência e Tecnologia está avaliando o Plano Nacional de Banda Larga. O senador Anibal Diniz, do PT do Acre, afirmou que a conclusão das audiências públicas realizadas pela comissão têm o mesmo resultado da pesquisa: as regiões sul e sudeste têm maior proporção de internautas que a média nacional. 

(Anibal Diniz) “Todas as facilidades são criadas no sentido de favorecer os grandes centros. E a região nordeste e a região norte ficam prejudicadas. Exatamente por isso nós queremos que o Plano Nacional da Banda Larga possa verdadeiramente cumprir o seu papel e chegar às localidades isoladas.” 

(Repórter) Todas as regiões registraram um aumento no número de pessoas com acesso à internet, mas o crescimento foi baixo no Norte e no Centro-Oeste. Para Aníbal Diniz, além de levar a rede aos lugares mais remotos, é importante investir na qualidade da transmissão de dados. 

(Anibal Diniz) “O primeiro passo é ter internet, o segundo passo é ter internet de qualidade. Para garantir que todos os brasileiros, nas mais diferentes regiões do Brasil, tenham internet de boa qualidade. Porque só assim elas vão poder fazer cursos à distância, ver vídeos, e isso tudo precisa de velocidade”. 

(Repórter) No início de setembro, o Ministério da Defesa assinou um contrato com a Telebrás para lançar em 2016 o primeiro satélite de comunicação e defesa 100% brasileiro. Ele vai facilitar a execução do Plano Nacional de Banda Larga, já que as regiões mais afastadas ainda dependem da construção de rotas de fibra ótica para terem acesso à internet.
19/09/2014, 06h05 - ATUALIZADO EM 19/09/2014, 06h05
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00