Dia Mundial sem Carro é celebrado em 22 de setembro — Rádio Senado

Dia Mundial sem Carro é celebrado em 22 de setembro

LOC: 22 DE SETEMBRO É O DIA MUNDIAL SEM CARRO. A IDEIA É PROMOVER UMA REFLEXÃO SOBRE A DEPENDÊNCIA EXCESSIVA DO AUTOMÓVEL. 

LOC: UMA OPÇÃO AO CARRO SERIA A BICICLETA. MAS SERÁ QUE É POSSÍVEL CHEGAR AO SENADO PEDALANDO PARA TRABALHAR OU ACOMPANHAR O TRABALHO DOS PARLAMENTARES? O REPÓRTER BRUNO LOURENÇO TEM AS INFORMAÇÕES. 

(Repórter) O Dia Mundial sem Carro é uma oportunidade de discutir a dependência do transporte individual motorizado e apresentar à população formas mais eficientes, sustentáveis e mais seguras de transporte. A bicicleta surge com destaque nessa nova visão. Mas para que vejamos cada vez mais ciclistas nas ruas, algumas providências são necessárias, como, por exemplo, a instalação de paraciclos, bicicletários e vestiários no local de trabalho. A reivindicação foi feita por servidores do Senado após a Semana da Mobilidade do ano passado. E agora começa a tomar forma, como explica a diretora-geral adjunta, Ilana Trombka, 

(Ilana Trombka) Parte dos paraciclos, aqueles que foram feitos no próprio Senado já foram inclusive instalados e agora estão no processo de pintura. Além disso os armários necessários para que as pessoas quando venham de bicicleta possam deixar seus pertences também já houve a adesão de uma ata nesse sentido e administrativamente foram tomadas as medidas necessárias para que em breve esses armários já estejam instalados. 

(Repórter) A coordenadora do Núcleo de Ações Socioambientais do Senado, Andrea Bakaj, lembrou que além de uma nova infraestrutura, é preciso uma mudança de cultura nas organizações. O Senado teve que alterar, por exemplo, o regulamento interno para permitir que os ciclistas entrem nos estacionamentos em trajes esportivos. 

(Andrea Bakaj) Tivemos que pedir essa autorização, que fosse feito esse ato, foi uma mobilização muito grande do Núcleo Socioambiental para poder viabilizar porque não adianta a pessoa querer vir trabalhar de bicicleta e chegar aqui e se ver aqui impedido de entrar. Então foi determinado que poderia circular em determinadas áreas da casa para poder o servidor trocar de roupa e ter um traje adequado para entrar no seu local de trabalho. 

(Repórter) Depois que a infraestrutura para os ciclistas estiver pronta, o Núcleo de Ações Socioambientais deverá estimular outras iniciativas para que os servidores do Senado diminuam a dependência do carro particular. Uma delas pode ser a carona solidária. Algumas pistas nos Estados Unidos, Canadá e na Europa, inclusive, reservam faixas para veículos com mais de um ocupante e várias empresas e instituições incentivam o transporte solidário entre os funcionários.
19/09/2014, 03h56 - ATUALIZADO EM 19/09/2014, 03h56
Duração de áudio: 02:28
Ao vivo
00:0000:00