IBGE aponta leve piora na desigualdade de renda no Brasil — Rádio Senado

IBGE aponta leve piora na desigualdade de renda no Brasil

LOC: IBGE APONTA LEVE PIORA NA DESIGUALDADE NO BRASIL. O PROBLEMA É MAIS ACENTUADO NA REGIÃO NORDESTE.  

LOC: PESQUISA TAMBÉM INDICA AUMENTO DO DESEMPREGO E DA RENDA DOS TRABALHADORES. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA. 

(Repórter) A queda na desigualdade de renda que vinha sendo registrada no Brasil desde 2001 foi interrompida. A informação é da última PNAD, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgada pelo IBGE. A distribuição de renda é medida pelo Índice de Gini e varia de 0, onde há perfeita igualdade, até 1, a desigualdade máxima. Esse índice voltou ao patamar que estava em 2011, passando para 0,498. A região mais desigual do País é o Nordeste. Para o senador Kaká Andrade, do PDT de Sergipe, esse resultado é muito grave. 

(Kaká Andrade) “Procuremos respostas neste levantamento para que sejam feitas ajustes (sic) nas políticas para que essa chaga que é a desigualdade ela seja, de uma vez por todas, reduzida no Nordeste, que tem na desigualdade, na distância entre pobres e ricos, os grandes problemas sociais que nós enfrentamos”. (REP) A PNAD também apontou um aumento na renda dos trabalhadores de quase 6% de 2012 para 2013. O senador Anibal Diniz, do PT acriano, ressaltou que todas as categorias de emprego tiveram ganhos reais de rendimento. 

(Aníbal Diniz) “Onde tem trabalhador remunerado no mercado formal de trabalho, ele está tendo um ganho real. Inclusive dá uma resposta muito importante sobre o Brasil que a gente tem, que não tem crescido tanto em PIB, mas tem crescido na melhoria das condições laborais dos trabalhadores.” 

(Repórter) O ganho real dos trabalhadores sem carteira foi de mais de 10%. A pesquisa também mostrou que a população desocupada aumentou 7,2% em 2013, em relação a 2012, totalizando mais de 450 mil pessoas em busca de emprego. Já os casos de trabalho infantil foram reduzidos em 12,3% em relação a 2012, o que corresponde a menos 438 mil crianças e adolescentes no mercado de trabalho.
18/09/2014, 06h49 - ATUALIZADO EM 18/09/2014, 06h49
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00