Proposta prevê redução de impostos para bicicletas — Rádio Senado

Proposta prevê redução de impostos para bicicletas

LOC: O PREÇO DAS BICICLETAS PODE DIMINUIR COM A REDUÇÃO DE IMPOSTOS. 

LOC: UMA PROPOSTA COM ESTE OBJETIVO ESTÁ EM DISCUSSÃO NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. A IDÉIA É INCENTIVAR O USO DESTE MEIO DE TRANSPORTE E DESAFOGAR O TRÂNSITO. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

(Repórter) A bicicleta foi eleita pela Organização das Nações Unidas como o transporte ecologicamente mais sustentável do planeta, com benefícios para a saúde, para o meio ambiente e para a qualidade de vida nas cidades. Para incentivar o uso do equipamento e ajudar a diminuir o número de carros nas ruas, uma proposta do senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, busca reduzir o preço desse meio de transporte. O texto acaba com as cobranças do Imposto sobre Produtos industrializados sobre as bicicletas e as peças produzidas no Brasil. Já as importadas deixariam de pagar a Cofins e o PIS/PASEP. Inácio Arruda justificou que apesar de o Brasil ser o terceiro maior produtor mundial de bicicletas, menos de 10 por cento da população recorrem às pedaladas nos seus deslocamentos diários. 

(Inácio Arruda) “Para ter cidade sustentável, é preciso que as pessoas se movam, que elas não fiquem paralisadas, e aí a nossa opção é pelo metrô, é pela bicicleta, é pelas ciclovias, é pela garantia de mais sustentabilidade em cada uma dessas regiões com transporte adequado. 

(Repórter) O peso dos impostos no preço final das bicicletas já foi discutido em audiência pública no Senado Federal. Na ocasião, o presidente da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, Marcelo Maciel, destacou a alta carga tributária das magrelas no Brasil. 

(Marcelo Maciel) A produção nacional é onerada em oitenta por cento em imposto que incluem PIS e COFINS, imposto de importação, que se utiliza muito a peça ainda importada, IPI e ICMS. E nesse levantamento, não foi considerado o imposto de renda e contribuição social. 

(Repórter) Já o representante da ONG Rodas da paz, Pérsio Davison, defendeu a redução dos impostos e justificou que as bicicletas são o principal meio de transporte das famílias de baixa renda. 

(Pérsio Davison) Ela beneficia a população de menor renda. É fundamental a isenção de IPI da bicicleta porque ela vai dar benefício às pequenas cidades que tem menor dinamismo econômico. 

(Repórter) A proposta deve ser votada pela Comissão de Assuntos Econômicos e, se aprovada, segue para análise da Câmara dos Deputados.
16/09/2014, 01h32 - ATUALIZADO EM 16/09/2014, 01h32
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