Proposta prevê redução de impostos para bicicletas
LOC: O PREÇO DAS BICICLETAS PODE DIMINUIR COM A REDUÇÃO DE IMPOSTOS.
LOC: UMA PROPOSTA COM ESTE OBJETIVO ESTÁ EM DISCUSSÃO NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. A IDÉIA É INCENTIVAR O USO DESTE MEIO DE TRANSPORTE E DESAFOGAR O TRÂNSITO. REPÓRTER GEORGE CARDIM.
(Repórter) A bicicleta foi eleita pela Organização das Nações Unidas como o transporte ecologicamente mais sustentável do planeta, com benefícios para a saúde, para o meio ambiente e para a qualidade de vida nas cidades. Para incentivar o uso do equipamento e ajudar a diminuir o número de carros nas ruas, uma proposta do senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, busca reduzir o preço desse meio de transporte. O texto acaba com as cobranças do Imposto sobre Produtos industrializados sobre as bicicletas e as peças produzidas no Brasil. Já as importadas deixariam de pagar a Cofins e o PIS/PASEP. Inácio Arruda justificou que apesar de o Brasil ser o terceiro maior produtor mundial de bicicletas, menos de 10 por cento da população recorrem às pedaladas nos seus deslocamentos diários.
(Inácio Arruda) “Para ter cidade sustentável, é preciso que as pessoas se movam, que elas não fiquem paralisadas, e aí a nossa opção é pelo metrô, é pela bicicleta, é pelas ciclovias, é pela garantia de mais sustentabilidade em cada uma dessas regiões com transporte adequado.
(Repórter) O peso dos impostos no preço final das bicicletas já foi discutido em audiência pública no Senado Federal. Na ocasião, o presidente da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, Marcelo Maciel, destacou a alta carga tributária das magrelas no Brasil.
(Marcelo Maciel) A produção nacional é onerada em oitenta por cento em imposto que incluem PIS e COFINS, imposto de importação, que se utiliza muito a peça ainda importada, IPI e ICMS. E nesse levantamento, não foi considerado o imposto de renda e contribuição social.
(Repórter) Já o representante da ONG Rodas da paz, Pérsio Davison, defendeu a redução dos impostos e justificou que as bicicletas são o principal meio de transporte das famílias de baixa renda.
(Pérsio Davison) Ela beneficia a população de menor renda. É fundamental a isenção de IPI da bicicleta porque ela vai dar benefício às pequenas cidades que tem menor dinamismo econômico.
(Repórter) A proposta deve ser votada pela Comissão de Assuntos Econômicos e, se aprovada, segue para análise da Câmara dos Deputados.
LOC: UMA PROPOSTA COM ESTE OBJETIVO ESTÁ EM DISCUSSÃO NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. A IDÉIA É INCENTIVAR O USO DESTE MEIO DE TRANSPORTE E DESAFOGAR O TRÂNSITO. REPÓRTER GEORGE CARDIM.
(Repórter) A bicicleta foi eleita pela Organização das Nações Unidas como o transporte ecologicamente mais sustentável do planeta, com benefícios para a saúde, para o meio ambiente e para a qualidade de vida nas cidades. Para incentivar o uso do equipamento e ajudar a diminuir o número de carros nas ruas, uma proposta do senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, busca reduzir o preço desse meio de transporte. O texto acaba com as cobranças do Imposto sobre Produtos industrializados sobre as bicicletas e as peças produzidas no Brasil. Já as importadas deixariam de pagar a Cofins e o PIS/PASEP. Inácio Arruda justificou que apesar de o Brasil ser o terceiro maior produtor mundial de bicicletas, menos de 10 por cento da população recorrem às pedaladas nos seus deslocamentos diários.
(Inácio Arruda) “Para ter cidade sustentável, é preciso que as pessoas se movam, que elas não fiquem paralisadas, e aí a nossa opção é pelo metrô, é pela bicicleta, é pelas ciclovias, é pela garantia de mais sustentabilidade em cada uma dessas regiões com transporte adequado.
(Repórter) O peso dos impostos no preço final das bicicletas já foi discutido em audiência pública no Senado Federal. Na ocasião, o presidente da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, Marcelo Maciel, destacou a alta carga tributária das magrelas no Brasil.
(Marcelo Maciel) A produção nacional é onerada em oitenta por cento em imposto que incluem PIS e COFINS, imposto de importação, que se utiliza muito a peça ainda importada, IPI e ICMS. E nesse levantamento, não foi considerado o imposto de renda e contribuição social.
(Repórter) Já o representante da ONG Rodas da paz, Pérsio Davison, defendeu a redução dos impostos e justificou que as bicicletas são o principal meio de transporte das famílias de baixa renda.
(Pérsio Davison) Ela beneficia a população de menor renda. É fundamental a isenção de IPI da bicicleta porque ela vai dar benefício às pequenas cidades que tem menor dinamismo econômico.
(Repórter) A proposta deve ser votada pela Comissão de Assuntos Econômicos e, se aprovada, segue para análise da Câmara dos Deputados.