CDH debate assistência a estudantes de baixa renda do ensino superior — Rádio Senado

CDH debate assistência a estudantes de baixa renda do ensino superior

LOC: PROJETO DA CDH OFERECE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL AOS ESTUDANTES DE BAIXA RENDA DO ENSINO SUPERIOR.  

LOC: PARA O RELATOR DA MATÉRIA, SENADOR INÁCIO ARRUDA, DO PC DO B DO CEARÁ, TER ACESSO À FORMAÇÃO DE QUALIDADE É VANTAJOSO PARA O PAÍS E PARA A SOCIEDADE. REPÓRTER CINTHIA BISPO. 

(Repórter) Segundo dados do Censo da Educação Superior, divulgado no dia nove de setembro, o número de universitários cresceu 3,8% de 2012 para 2013, superando mais de sete milhões e 300 mil alunos. Entretanto, o numero de estudantes que concluíram o curso caiu 5,9%. Visando assegurar aos universitários de baixa renda condições necessárias para concluir o curso, a Comissão de Direitos Humanos apresentou projeto que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional assegurando aos estudantes auxílio-moradia, auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio-acadêmico, entre outros benefícios. Para o relator da matéria, o senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, os estudantes atualmente têm mais facilidade de fazer um curso superior, mas é preciso oferecer aos alunos chances de permanecer no curso. 

(Inácio Arruda) Você pode chegar na universidade, e na universidade pública o que é mais vantajoso. Mas o fato é que você precisa ser mantido na universidade pública. Então a resposta é ampliar a assistência estudantil no Brasil para garantir que as pessoas de baixar renda, ou até os sem rendas, mas que conseguiu chegar na universidade possam efetivamente serem mantidos na universidade. 

(Repórter) Para Inácio Arruda, o governo tem que compreender que o acesso da população à formação de qualidade traz um retorno positivo para a sociedade. 

(Inácio Arruda) Se o estado compreender ele não vai colocar essa despesa realizada pelos estudantes como gastança. Como normalmente é tratado no país os custos da maquina pública. E isso faz parte do custo da maquina pública. Usar recursos públicos para manter um estudante na escola não é gastança, é um investimento fabuloso que o Brasil pode fazer sim por seus filhos. 

(Repórter) O projeto foi elaborado a partir da sugestão da estudante Samara Barbosa, participante do jovem senador, e está na Comissão de Educação, Cultura e Esporte pronto para ser votado.
16/09/2014, 02h24 - ATUALIZADO EM 16/09/2014, 02h24
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00