Projeto cria data nacional de combate ao preconceito — Rádio Senado

Projeto cria data nacional de combate ao preconceito

LOC: O DIA 12 DE ABRIL PODERÁ FICAR CONHECIDO COMO O "DIA DE ENFRENTAMENTO À PSICOFOBIA". É O QUE PROPÕE O SENADOR PAULO DAVIM, DO PV DO RIO GRANDE DO NORTE. 

LOC: PSICOFOBIA É O PRECONCEITO CONTRA QUEM POSSUI DOENÇA OU TRANSTORNO MENTAL.

Repórter: O dia 12 de abril foi escolhido por ser a data de nascimento do humorista Chico Anysio. Chico deu um depoimento à Associação Brasileira de Psiquiatria poucos meses antes de morrer em que revelou que sofria de depressão e se tratava há mais de vinte anos com um psiquiatra. O humorista falou do preconceito vivido por aqueles que possuem transtornos mentais. 

Chico Anysio: O psiquiatra não, não precisa psiquiatra, ele não é doido! Não tem nada a ver uma coisa com outra. 

Repórter: Para esclarecer a população sobre as doenças que podem levar inclusive ao suicídio, o senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, propôs o aniversário de Chico Anysio como o "Dia de Enfrentamento à Psicofobia". Para o senador, que é médico de formação, o preconceito sofrido por quem tem algum distúrbio mental é perverso. 

Paulo Davim: Porque quando você discrimina alguém por questão da cor da pele, nível social ou orientação sexual, esse indivíduo que está sofrendo preconceito, ele tem condição de argumentar, de autodefesa. Mas na hora que você discrimina um paciente que tem um distúrbio ou um transtorno mental você não vai ter dele uma resposta à altura, a contento, como tem de outros indivíduos que gozam da sua plenitude das faculdades mentais. 

Repórter: A criação do Dia de Enfrentamento à Psicofobia será analisada na Comissão de Educação do Senado. Se aprovada, poderá seguir direto para a votação na Câmara dos Deputados. A página da Associação Brasileira de Psiquiatria na internet, www.abp.org.br, tem mais informações sobre os distúrbios mentais e a campanha da instituição contra a psicofobia.
09/09/2014, 12h00 - ATUALIZADO EM 09/09/2014, 12h00
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00