Receita libera consulta ao quarto lote de restituições do IR — Rádio Senado

Receita libera consulta ao quarto lote de restituições do IR

LOC: A RECEITA FEDERAL LIBEROU NESTA SEGUNDA-FEIRA CONSULTA AO QUARTO LOTE DE RESTITUIÇÕES DO IMPOSTO DE RENDA DE 2014 E AOS LOTES RESIDUAIS DE 2008 A 2013. AO TODO, SERÃO CONTEMPLADOS MAIS DE 2 MILHÕES DE CONTRIBUINTES. 

LOC: NO SENADO, AGUARDA VOTAÇÃO UM PROJETO QUE PREVÊ MAIOR CORREÇÃO MONETÁRIA PARA O VALOR DA RESTITUIÇÃO; E OUTRO QUE AMPLIA BENEFÍCIO AOS IDOSOS NO IMPOSTO DE RENDA. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

(Repórter) O dinheiro das próximas restituições do imposto de renda será depositado na segunda-feira, 15 de setembro. O valor é corrigido pela Selic, até cair na conta bancária. Um Projeto de Lei em análise na Comissão de Assuntos Econômicos estabelece que os juros da correção monetária sejam calculados a partir do dia 1º de janeiro do ano da entrega da declaração anual. Hoje, o dinheiro retido a mais é atualizado apenas a partir de maio. O projeto, do senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, também prevê correção de 1% no mês em que o dinheiro for depositado no banco para o ¬contribuinte. Ele argumenta que a correção apenas a partir de maio gera um ganho indevido para a União e estimula a demora na devolução para os contribuintes. Moka chama isso de “distorção”, e diz que a diferença da correção entre janeiro e maio poderá representar mais de 600 milhões de reais para o contribuinte em 2015. Do total a ser pago no lote de devolução de setembro, 168 milhões de reais são destinados a contribuintes idosos. Têm prioridade ainda as pessoas com deficiência física, mental ou doença grave. O senador apresentou também um projeto que permite a dedução no Imposto de Renda dos gastos com cuidadores de idosos. Waldemir Moka criticou postura dos últimos governos de barrarem projetos que exigem renúncia fiscal. 

(Waldemir Moka) É uma incoerência muito grande. Se você pode abater despesas do Imposto de Renda a psicólogos e terapeutas ocupacionais, são todos profissionais necessários é importante que tenha esse desconto no Imposto de Renda. Porque não ao profissional, também que é o cuidador de idosos? 

(Repórter) O projeto aguarda votação na Comissão de Assuntos Econômicos. Se aprovado, poderá seguir direto para a Câmara dos Deputados. 
08/09/2014, 01h27 - ATUALIZADO EM 08/09/2014, 01h27
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00