Kaká Andrade reclama da má qualidade do serviço de telefonia móvel no país — Rádio Senado

Kaká Andrade reclama da má qualidade do serviço de telefonia móvel no país

LOC: OS ALTOS PREÇOS E A MÁ QUALIDADE DO SERVIÇO DE TELEFONIA MÓVEL NO BRASIL FORAM TEMA DO PRONUNCIAMENTO DO SENADOR KAKÁ ANDRADE. 

LOC: PARA ELE, UM DOS CAMINHOS PARA MELHORAR OS ÍNDICES DO SETOR É TORNAR MAIS RÍGIDA A FISCALIZAÇÃO DAS EMPRESAS. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) O senador Kaká Andrade, do PDT de Sergipe, destacou o crescimento da comercialização de aparelhos de telefonia móvel. Na última década, o número de celulares passou de 65 milhões para 273 milhões, um aumento de 317%. Já a receita bruta das empresas cresceu quase trezentos por cento entre os anos 2003 e 2013, enquanto o progresso dos investimentos em estrutura foi de apenas 113%. O senador se mostrou preocupado com a qualidade do serviço ao lembrar que o setor lidera o ranking de reclamações. Entre as queixas, estão cobranças indevidas, falta de informações contratuais e, principalmente, os altos preços. Isso fica claro, segundo o senador, com os dados da União Internacional de Telecomunicações, que compara os valores do serviço no Brasil e em outros países. 

(Kaká Andrade) A telefonia celular no Brasil está entre as mais caras do mundo. Uma ligação de um celular para outro da mesma operadora tem o custo médio de US$0,71 por minuto, para o usuário,em nosso País. Em países como Bangladesh e Hong Kong, o custo médio é de apenas US$0,02. 

(Repórter) Kaká Andrade afirmou que a prioridade das empresas deve ser melhorar o serviço, ao invés de vender novas linhas telefônicas. Para isso, é preciso que a Anatel seja mais rígida com a fiscalização. 

(Kaká Andrade) Os brasileiros estão pagando tarifas exorbitantes por serviços de telecomunicações de muito má qualidade. É necessário que a Anatel exija das operadoras de telefonia móvel a comprovação efetiva da capacidade de atendimento com qualidade e eficiência antes da venda de novas linhas. 

(Repórter) A necessidade de investimentos em internet banda larga também foi lembrada pelo senador. De acordo com ele, as empresas não se preocupam em entregar o serviço contratado.
05/09/2014, 07h12 - ATUALIZADO EM 05/09/2014, 07h12
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