Consulta pública por reforma política será realizada até domingo — Rádio Senado

Consulta pública por reforma política será realizada até domingo

LOC: ATÉ DOMINGO, OS CIDADÃOS VÃO PODER PARTICIPAR DE UM PLEBISCITO POPULAR SOBRE A CONVOCAÇÃO DE UMA ASSEMBLEIA CONSTITUINTE EXCLUSIVA PARA TRATAR DE REFORMA POLÍTICA.  

LOC: A PROPOSTA DIVIDE A OPINIÃO DOS SENADORES. ALOYSIO NUNES ACREDITA QUE O TEMA DEVERIA SER TRATADO COM PERGUNTAS MAIS ESPECÍFICAS, ENQUANTO CRISTOVAM BUARQUE DIZ QUE É A MUDANÇA É URGENTE. REPÓRTER MARCELLA CUNHA.  

TEC: A reforma política foi uma das principais demandas apresentadas durante as manifestações de junho de 2013. Até domingo a população vai poder responder, nas urnas ou pela internet, à pergunta: Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político? O plebiscito é uma iniciativa da Plenária Nacional dos Movimentos Populares, composta por mais de 450 organizações e movimentos sociais. O senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, criticou o fato de a questão ser discutida por meio de um plebiscito, que só pode ser respondido com sim ou não. 

(Aloysio) São várias propostas que estão aí que não dá pra você colocar no mesmo pacote e dizer ‘quer reforma política?’. Se você não disser claramente quais são os temas que o eleitor deva responder sim ou não isso é simplesmente inútil. Qual é a mudança no sistema eleitoral que se propõe? Voto proporcional, voto proporcional distrital, voto de lista. Tem reeleição ou não tem? Então eu preferia que colocasse esses temas específicos à consulta do povo. 

(REP) A última Assembleia Constituinte foi instaurada no Brasil, para formular o texto da Constituição vigente. O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, é a favor do plebiscito e defende que uma nova Constituinte seja composta a partir da eleição de seus representantes e dissolvida quando concluído seu trabalho. 

(Cristovam) A Constituição que está aí ela não está dando conta do que a gente precisa para o País. Portanto a gente precisa reformar. E o Congresso não tem como reformar isso. O ideal é um grupo eleito para isso e exclusivamente para isso. Depois de terminarem o trabalho da reforma da Constituição não serão candidatos a nada por pelo menos muitos anos. 

(REP) Cristovam ponderou, apenas, que o plebiscito ainda não tem nenhum valor legal. Concluída a votação, é preciso que as assinaturas sejam trazidas ao Congresso Nacional para incentivar a convocação de um plebiscito oficial por meio de decreto legislativo. Você pode verificar os postos de votação espalhados pelo país no site: www.plebiscitoconstituinte.org.br. Para votar, o cidadão deve apresentar carteira de identidade, CPF ou título de eleitor e assinar a listagem. Ao final da votação, será feito um boletim de urna. Também é possível votar pela internet na página do plebiscito. A divulgação do resultado da consulta popular está prevista para o dia 21.
04/09/2014, 06h31 - ATUALIZADO EM 04/09/2014, 06h31
Duração de áudio: 02:39
Ao vivo
00:0000:00