Senado aprova quase R$ 3 bi em empréstimos externos para São Paulo e Brasília — Rádio Senado

Senado aprova quase R$ 3 bi em empréstimos externos para São Paulo e Brasília

LOC: O SENADO APROVOU QUASE 3 BILHÕES DE REAIS EM EMPRÉSTIMOS INTERNACIONAIS PARA SÃO PAULO E BRASÍLIA.  

LOC: OUTROS CINCO ESTADOS TAMBÉM TIVERAM AS OPERAÇÕES DE CRÉDITO LIBERADAS, TOTALIZANDO MAIS UM BILHÃO DE REAIS. DETALHES NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TEC: São 2 bilhões e 400 milhões de reais que deverão ser utilizados no Estado de São Paulo para investimentos num setor crucial para a qualidade de vida da população: o transporte público. Dentro deste total, que deve ser aprovado pelo Senado como determina a Constituição, 1 bilhão e 100 milhões de reais virá do Banco InterAmericano, outros 591 milhões do Banco Central Europeu e mais 675 milhões de reais do Santander. O empréstimo do BID deve ser utilizado no incremento do transporte rodoviário, o do Banco Europeu no setor ferroviário e o do banco Santander no Plano de Logística do Estado. Todos estes empréstimos têm o aval do Governo Federal, num entendimento que foi destacado pelo senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo. 

(EDUARDO SUPLICY): É da maior relevância os empréstimos, estas 3 operações mostram que é importante esta boa vontade e entendimento entre o Governo Federal, o governo do Estado e tantas vezes com as prefeituras municipais do Estado de São Paulo. 

(REP): Também foram aprovados pelo Senado 2 empréstimos do Banco Interamericano para o Distrito Federal: 385 milhões de reais para a Caesb, a Companhia de Saneamento Ambiental, e 72 milhões para o "Prodefaz", programa de desenvolvimento fazendário. O senador Gim, do PTB do Distrito Federal, elogiou o papel desempenhado pelo Senado na liberação de verbas. 

(GIM): Nestes últimos 7 anos aqui como senador nós aprovamos todos os empréstimos que foram solicitados para o governo do Distrito Federal, e novamente o Senado de uma forma brilhante, rápida e eficiente aprova mais 2 empréstimos: um de 31 milhões e 997 mil dólares, e outro de 170 milhões de dólares. 

(REP): O Senado também aprovou contratações de créditos externos para outros 5 Estados. São 26 milhões de dólares do BID para investimentos no turismo do Pará, outros 23 milhões com a mesma finalidade para a Paraíba, 225 milhões do Banco Mundial para o setor ambiental no Espírito Santo e outros 216 milhões do mesmo Banco para a melhoria da infraestrutura pública no Amazonas. O crédito externo para São Luís com o Banco Interamericano também é voltado para o turismo, no montante de 13 milhões de dólares.
03/09/2014, 12h54 - ATUALIZADO EM 03/09/2014, 12h54
Duração de áudio: 02:21
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00