Senado pode votar projeto que disciplina presença de tropas estrangeiras no Brasil — Rádio Senado

Senado pode votar projeto que disciplina presença de tropas estrangeiras no Brasil

LOC: O SENADO PODE VOTAR NO ESFORÇO CONCENTRADO O PROJETO QUE DISCIPLINA A PRESENÇA DE TROPAS ESTRANGEIRAS EM NOSSO TERRITÓRIO. 

LOC: A PROPOSTA, QUE É DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, RECONHECE O NOVO CENÁRIO DE COOPERAÇÃO MILITAR MANTENDO 100% DA SOBERANIA NACIONAL. REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TÉC: A proposta já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e busca desburocratizar a cooperação militar com as nações consideradas amigas, em relação ao trânsito e permanência de tropas e equipamentos estrangeiros, desde que haja a reciprocidade em relação às Forças brasileiras. Relator da matéria na Comissão de Relações Exteriores, o senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina, avalia que estes acordos militares têm sofrido no Brasil por causa do excesso de burocracia. 

(LUIZ HENRIQUE): Trata-se de uma incompatibilidade entre a burrocracia, repito, burrocracia do Estado, esta incompatibilidade com a proliferação de missões militares entre países e a necessidade de esta Licença se produzir com rapidez, com agilidade, modificando o atual sistema que provoca atrasos que dificultam o nosso relacionamento bilateral e multilateral. 

(REPÓRTER): A proposta concede um protagonismo maior nestes processos ao Ministério da Defesa e as 3 Forças militares, em relação a outras instâncias do Estado, no que se refere aos acordos de cooperação militar e o monitoramento destes processos. O projeto está na pauta do esforço concentrado e, se for aprovado, seguirá para sanção da presidente Dilma Roussef.
29/08/2014, 01h34 - ATUALIZADO EM 29/08/2014, 01h34
Duração de áudio: 01:23
Ao vivo
00:0000:00