População brasileira ultrapassa os 202 milhões de habitantes — Rádio Senado

População brasileira ultrapassa os 202 milhões de habitantes

LOC.: POPULAÇÃO BRASILEIRA ULTRAPASSA OS 202 MILHÕES DE HABITANTES. DE ACORDO COM RICARDO FERRAÇO, DO PMDB DO ESPIRITO SANTO, MESMO COM A MELHORA DA ECONOMIA, O GOVERNO BRASILEIRO AINDA PRECISA MELHORAR OS SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS. 

LOC.: PARA O SENADOR CRISTOVAM BUARQUE, DO PDT DO DISTRITO FEDERAL, SÃO NECESSÁRIAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA QUALIFICAR OS JOVENS. REPÓRTER CINTHIA BISPO.

(Repórter) De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil tem atualmente mais de 202 milhões de habitantes. De julho do ano passado até julho deste ano, a população brasileira aumentou 0,86 por cento. E o desafio do governo brasileiro é oferecer aos brasileiros um serviço público de melhor qualidade. O senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, aponta que com o Bolsa Família e com a expansão dos empregos, o Brasil reduziu a pobreza e melhorou a economia. No entanto, Ferraço afirma que o governo tem que dar respostas mais efetivas e concretas em relação aos serviços públicos essenciais à população. 

(Ricardo Ferraço) O governo vai sim ter que acelerar em eficiência a forma de prover serviços públicos para que a sociedade que vai continuar demandando e de forma muito intensa, possa se sentir melhor atendida e contemplada, sobretudo, pelos serviços públicos essenciais que estão relacionados a áreas como educação, como saúde e como segurança pública. 

(Repórter) Já o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, se preocupa com redução do número de jovens e do aumento da população com mais de 60 anos, que deve chegar aos 58 milhões de pessoas em 2060. Para Cristovam é preciso investir em políticas públicas específicas para a qualificação profissional e criação de empregos para os jovens. 

(Cristovam Buarque) Se nós não nos preocuparmos em aumentar a produtividade da próxima geração. Se a próxima geração, se as crianças que hoje tem dez anos, daqui a vinte anos tiverem a mesma baixa produtividade que tem os adultos de hoje, o Brasil vai ter um problema muito sério para financiar os gastos com sua população velha. 

(Repórter) Em três décadas, o Brasil aumentou em 11 anos a expectativa de vida e reduziu a mortalidade infantil de 69 para 16 óbitos por mil nascimentos.
29/08/2014, 06h47 - ATUALIZADO EM 29/08/2014, 06h47
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00