Paim pede providências do Ministério Público e da CBF para caso de racismo no RS — Rádio Senado

Paim pede providências do Ministério Público e da CBF para caso de racismo no RS

LOC: O MINISTÉRIO PÚBLICO, A JUSTIÇA E A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL DEVEM TOMAR PROVIDÊNCIAS IMEDIATAS PARA COMBATER O RACISMO NOS ESTÁDIOS. 

LOC: É O QUE DEFENDE O SENADOR PAULO PAIM DEPOIS QUE UM ATLETA DO SANTOS FOI ALVO DE MANIFESTAÇÕES RACISTAS NESSA QUINTA-FEIRA, EM PORTO ALEGRE. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: O Grêmio perdeu em casa por dois a zero para o Santos, em partida válida pela Copa do Brasil. Mas o placar não foi a única notícia gerada pela partida. Alguns torcedores do tricolor gaúcho que estavam na arena ofenderam o goleiro santista Aranha com gestos e expressões considerados racistas. Autor do Estatuto da Igualdade Racial, o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande Sul, cobrou providências urgentes do Ministério Público, da Justiça e principalmente da entidade que organiza a Copa do Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol. 

(PAIM) É preciso que haja, no meu entendimento, por parte da CBF, uma campanha educativa também. O poder constituído à CBF tem que fazer com que ela tenha uma posição mais enérgica em relação a todos os estádios de futebol para que fatos como esse não voltem a se repetir. 

(REPÓRTER) Da parte do Congresso, Paulo Paim acha que não é preciso aprovar novas leis porque a legislação já prevê penas rigorosas para o crime de preconceito racial. O Senado, no entanto, deve convidar representantes da CBF para debater o combate ao racismo nos estádios. 

(PAIM) Quando retomarmos os trabalhos no Congresso, acho que teremos que ter uma audiência pública que envolva inclusive a própria CBF. Ela será convidada para responder, para falar, para dialogar. E que essa questão seja aprofundada e discutida. 

(REPÓRTER) Apesar de a diretoria do Grêmio já ter divulgado uma nota de repúdio às ofensas racistas no jogo contra o Santos, o clube pode ser punido com base no Código Brasileiro de Justiça Desportiva. O artigo "243-G" prevê multa de até cem mil reais e exclusão da Copa do Brasil. E os torcedores que fizeram os insultos poderão ser proibidos de entrar no estádio por pelo menos 720 dias.
29/08/2014, 01h46 - ATUALIZADO EM 29/08/2014, 01h46
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00