Proposta do Programa Jovem Senador incentiva práticas sustentáveis — Rádio Senado

Proposta do Programa Jovem Senador incentiva práticas sustentáveis

LOC: ESTÁ NA PAUTA DA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DO SENADO A PROPOSTA QUE DETERMINA INCENTIVOS FISCAIS PARA A PRÁTICA DE INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS. 

LOC: O OBJETIVO É GERAR ENERGIA LIMPA E GARANTIR O FORNECIMENTO DE ÁGUA PARA REGIÕES SUJEITAS A PERÍODOS DE SECA. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

TÉC: O projeto concede incentivos fiscais e econômicos para o desenvolvimento de atividades sustentáveis, como a construção de cisternas para captação de água pluvial, a conservação de recursos hídricos, geração de energia elétrica por fontes sustentáveis e a capacitação profissional de pequenos produtores e trabalhadores rurais. Na Comissão de Meio Ambiente, a relatora é a senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, que afirma que o maior beneficiado será o meio ambiente. 

(A. Rita) Ela constrói alternativas de superação de muitos problemas que a gente ainda enfrenta em determinados lugares do Brasil, como a escassez de água, escassez de energia elétrica, e é preciso valorizar as iniciativas locais de construção de cisternas, de captação de energia de forma sustentável. 

(Repórter) O objetivo da proposta é gerar energia limpa e de baixo custo, além de garantir o fornecimento de água em regiões que sofrem com a estiagem. Ana Rita espera ainda que o projeto estimule as pessoas a pensarem atitudes sustentáveis. 

(A. Rita) Muitas vezes, as pessoas tem iniciativas importantes, que tem um retorno positivo pra sociedade, mas se não tiver o apoio econômico, se torna muito mais difícil. Então, esse projeto busca justamente dar esse apoio que é o incentivo fiscal, que isso facilita as pessoas a investirem nesse tipo de iniciativa. 

(Repórter) A proposta, que ainda vai ser analisada pela Comissão de Assuntos Econômicos, foi apresentada com base na sugestão dos estudantes Ana Cristina Pinho, Danilo dos Santos, Douglas Frezza e Emanoella Silva. Eles participaram do programa Senado Jovem Brasileiro em 2012, quando trouxeram a ideia para ser debatida na Casa Legislativa.

26/08/2014, 05h08 - ATUALIZADO EM 06/10/2016, 15h54
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00