CE vai analisar antecipação dos feriados que caem no meio da semana — Rádio Senado

CE vai analisar antecipação dos feriados que caem no meio da semana

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO VAI ANALISAR A ANTECIPAÇÃO DOS FERIADOS QUE CAEM NO MEIO DA SEMANA PARA A SEGUNDA-FEIRA. 

LOC: DOIS PROJETOS QUE TRATAM DOS "FERIADÕES" JÁ FORAM APROVADOS PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS E ESTÃO PRONTOS PARA SER VOTADOS PELOS SENADORES. SAIBA MAIS COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: A ideia por trás das propostas, que estão em debate no Congresso há quase onze anos, é evitar prejuízos para o comércio e beneficiar os trabalhadores com feriados prolongados. Para isso, elas propõem colar os feriados que caem entre terça e quinta aos fins de semana. A justificativa é que os feriados no meio da semana incentivam a prática de "enforcar" os dias úteis entre o fim de semana e o feriado, o que prejudica a indústria e o comércio e acaba se tornando um obstáculo para o crescimento do País. Da mesma forma ganharia o trabalhador, que não dependeria do empregador para ter o "feriadão". A dúvida é se seria melhor adiantar o feriado para segunda-feira ou adiar para sexta. O relator do projeto, Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, acredita que já tem a resposta para essa questão. 

(Flexa Ribeiro) Os principais argumentos a favor da antecipação dos feriados são de natureza econômica. Embora a indústria e o comércio sofram prejuízos significativos com a prática de "imprensar" os dias entre os feriados e os finais de semana, o volume de vendas é substancialmente maior às sextas-feiras, o que justifica a antecipação do feriado para as segundas-feiras, para resguardar o crescimento econômico do País. O eventual adiamento dos feriados para as sextas-feiras prejudicaria sobremaneira o comércio aos sábados, comprovadamente o melhor dia de vendas para os comerciantes em geral.

(Repórter) A exceção seriam os feriados de 1º de janeiro, carnaval, sexta-feira santa, 7 de setembro e Natal, que continuariam a ser comemorados nas próprias datas em respeito à tradição nacional e internacional. O relatório inclui ainda nessa lista o 1º de maio e Corpus Christi. Os feriados estaduais e municipais também não serão afetados. O Brasil já teve uma experiência com a antecipação dos feriados para as segundas-feiras, de 1985 a 1990, que não vingou. Se a proposta for aprovada e sancionada, a população vai ter seis meses para se adaptar antes da mudança começar a ter efeito.
18/08/2014, 06h14 - ATUALIZADO EM 18/08/2014, 06h14
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00