CDH discute na 2ª feira formas de acabar com exclusão social — Rádio Senado

CDH discute na 2ª feira formas de acabar com exclusão social

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS VAI DISCUTIR AS FALHAS NA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA E AS SOLUÇÕES PARA O FIM DA EXCLUSÃO SOCIAL. 

LOC: UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA INTERATIVA COM ESTA FINALIDADE ESTÁ MARCADA PARA AS QUATRO DA TARDE DE SEGUNDA-FEIRA. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: A inscrição do nome de Joaquim Nabuco no livro dos Heróis da Pátria está marcada para 18 de agosto. E, para marcar a data, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa vai discutir nesta segunda-feira os ideais do abolicionista e defensor de condições dignas para que os ex-escravos tivessem acesso à educação, ao trabalho e a propriedade de terras. O autor do pedido da reunião, o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, explicou que, apesar de a Lei Áurea ter sido assinada há mais de cem anos, a abolição da escravatura no Brasil está incompleta e, por isso, é preciso buscar soluções. 

(Cristovam Buarque)  Nós estamos fazendo uma audiência na Comissão de Direitos Humanos, um debate, Senador Paim, sobre o que falta para completar a abolição da escravatura, não apenas em relação aos brasileiros negros, mas em relação a todos os brasileiros que ainda vivem em condições que se pode dizer de semiescravidão, que é a exclusão social. 

(REPÓRTER) Entre os convidados para a audiência pública estão netos e bisnetos do homenageado. O pernambucano Joaquim Nabuco nasceu em 1849 e faleceu em 1910. Ele é considerado uma das grandes personalidades políticas do Brasil Imperial. Foi embaixador, jurista, historiador e jornalista. Os ouvintes e telespectadores podem participar da discussão encaminhando perguntas e comentários por meio do serviço Alô Senado, 0800 61 22 11, ou por meio do portal e-cidadania, na página do Senado na internet, em www.senado.leg.br/ecidadania.
15/08/2014, 01h22 - ATUALIZADO EM 15/08/2014, 01h22
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00