PL prevê que jovens do Brasil participem de conferências sobre clima — Rádio Senado

PL prevê que jovens do Brasil participem de conferências sobre clima

LOC: UM PROJETO APRESENTADO NO SENADO PREVÊ QUE JOVENS BRASILEIROS PARTICIPEM NAS REUNIÕES DA COP, A CONFERÊNCIA DAS PARTES DA CONVENÇÃO-QUADRO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MUDANÇA DO CLIMA.  

LOC: A PROPOSTA ALTERA A LEI QUE INSTITUI A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: O projeto propõe a criação de um programa que permita a participação de jovens brasileiros nas reuniões da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas Sobre Mudança do Clima. A autora da proposta, senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, afirma que um dos objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente é consolidar uma consciência pública sobre a necessidade de preservação da qualidade ambiental e do equilíbrio ecológico. Para ela, a instituição de um programa do Executivo para viabilizar a participação de jovens brasileiros em conferências internacionais sobre mudanças climáticas seria uma relevante contribuição ao surgimento de novos líderes nessa área. O relator na Comissão de Educação, senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, destacou que a Convenção Quadro das Nações Unidas Sobre Mudança do Clima é um dos pilares das negociações multilaterais para proteção do regime climático global. Também chamada de COP, a Conferência das Partes ocorre anualmente, para deliberações sobre normas como o Protocolo de Kyoto, firmado em 1997, que buscou regular a emissão de gases de efeito estufa. Na opinião de Rodrigo Rollemberg, o projeto vai contribuir para a formação de jovens liderança. 

(RODRIGO ROLLEMBERG) reconhecemos o mérito da proposta que contribui com a atividade de capacitação na ótica da educação ambiental para jovens lideranças, em especial por meio da participação na Conferencia das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre o Clima. 

(REPÓRTER) O projeto segue agora para a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, onde terá decisão terminativa, ou seja, poderá seguir direto para a Câmara dos Deputados.
08/08/2014, 12h20 - ATUALIZADO EM 08/08/2014, 12h20
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00