CE aprova plebiscito sobre federalização da Educação Básica — Rádio Senado

CE aprova plebiscito sobre federalização da Educação Básica

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APROVOU PROJETO QUE PREVÊ UM PLEBISCITO NACIONAL SOBRE A FEDERALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 

LOC: A CONSULTA POPULAR PODERÁ ACONTECER NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2016, COMO INFORMA O REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(Repórter) Para o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, a transferência da responsabilidade pela educação básica para a União significará uma escola de mais qualidade. Cristovam Buarque, que foi ministro da Educação no primeiro ano do governo Lula, disse que a criança brasileira deve ter direito a uma educação igual, equivalente, de mesma qualidade, não importando a renda ou o lugar onde mora. 

(Cristovam Buarque) As 440 escolas federais do Brasil, como o colégio Pedro 2°, escolas técnicas, institutos de aplicação, colégios militares. Eles têm melhor média de todo grupo de escolas, melhor que as particulares, na média. Muito melhor que as municipais ou estaduais. 

(Repórter) Cristovam imaginava a consulta popular para este ano, mas não foi possível concluir a votação da proposta a tempo. Mas ele acredita que o plebiscito poderá acontecer em 2016. 

(Cristovam Buarque) Porque o projeto de lei do plebiscito que estamos fazendo ainda vai para a Comissão de Economia, pro Plenário do Senado eu depois ainda vai para a Câmara onde passa por diversas comissões e ainda vai pro Plenário. É um processo muito longo mas acredito que conseguiríamos aprovar no próximo ano e aí em 2016 poderia fazer o plebiscito sem custar quase nada porque seria junto das eleições municipais. 

(Repórter) O eleitor será chamado a responder à pergunta: “O financiamento da educação básica pública e gratuita deve passar a ser de responsabilidade do Governo Federal?”. Atualmente a educação básica, que compreende os ensinos infantil, fundamental e médio, é de responsabilidade de estados e municípios.
07/08/2014, 01h34 - ATUALIZADO EM 07/08/2014, 01h34
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00