CAS aprova prorrogação da Política da Valorização do Salário Mínimo — Rádio Senado

CAS aprova prorrogação da Política da Valorização do Salário Mínimo

LOC: A POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, QUE TERMINA EM 2015, PODE SER PRORROGADA POR MAIS QUATRO ANOS. 

LOC: É O QUE ESTABELECE UM PROJETO APROVADO PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO NESTA QUARTA-FEIRA. A PROPOSTA TAMBÉM GARANTE GANHO REAL AOS APOSENTADOS, COMO EXPLICA O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: Duas propostas analisadas em conjunto buscavam a valorização do salário mínimo. Uma delas sugeria aumentar o piso salarial para 1.400 reais. A outra, a prorrogação da atual política de valorização, que vai expirar em 2015. Pela regra, o mínimo é corrigido todos os anos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o INPC, mais a variação do Produto Interno Bruto de dois anos antes. O relator, Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, escolheu a proposta que estende essa valorização até 2019. Ele explicou que um aumento súbito no piso poderia desestabilizar a economia do País e que dificilmente seria aprovada pelo Congresso. 

(Paulo Paim) O único problema é que o senador Mário Couto coloca um valor que foge um pouco à realidade atual. Claro que eu gostaria de aumentar de 724, que é hoje, para 1400. É praticamente um aumento de 100%. Mas sei que isso é impossível e o projeto não andaria, não dá pra aceitar a proposta embora ela seja simpática. 

(Repórter) Paim acrescentou ainda à proposta, que é de autoria dos senadores do PCdoB Vanessa Grazziotin, do Amazonas, e Inácio Arruda, do Ceará, ganho real para as aposentadorias acima do salário mínimo. 

(Paulo Paim 2) Há que se destacar que um dos agrupamentos sociais que mais contribuíram com o crescimento econômico do País, não apenas no período recente, mas durante as últimas quatro ou cinco décadas, não tenha ainda contemplado com os ganhos reais. Trata-se da categoria dos aposentados, que durante toda sua vida laboral construíram as bases para que o País pudesse hoje vir a desfrutar desse ambiente tão positivo como mostra o quadro da elevação do salário mínimo. 

(Repórter) A correção simples das aposentadorias continua a ser feita pelo INPC do ano anterior, mas para haver ganho real, será dado ainda o mesmo percentual de aumento da massa salarial de dois anos antes, registrado na Guia de Recolhimento do FGTS. O projeto vai ser analisado em seguida pela Comissão de Assuntos Econômicos.
06/08/2014, 01h58 - ATUALIZADO EM 06/08/2014, 01h58
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00