Promulgada EC que prorroga incentivos para Zona Franca até 2073 — Rádio Senado

Promulgada EC que prorroga incentivos para Zona Franca até 2073

LOC: O CONGRESSO NACIONAL PROMULGOU NESTA TERÇA-FEIRA A EMENDA CONSTITUCIONAL QUE PRORROGA ATÉ 2073 OS INCENTIVOS FISCAIS DA ZONA FRANCA DE MANAUS.  

LOC: O TEXTO APROVADO PELO SENADO E PELA CÂMARA BUSCA GARANTIR O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO AMAZÔNICA E PRESERVAR O MEIO AMBIENTE. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

(Repórter) A emenda constitucional 83 prorroga por cinquenta anos os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus e estende o prazo de vigência da área de livre comércio até 2073. Anteriormente, o benefício estava garantido até 2023. Na solenidade de promulgação, o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, disse que a medida busca garantir o desenvolvimento da região amazônica. 

(Renan Calheiros) A maior certeza que tivemos ao aprovar .... redução das desigulades regionais que persistem no nosso país” 

(Repórter) O relator da proposta no Senado, Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, ressaltou o empenho do governo e do Congresso na aprovação da proposta. E fez questão de destacar os dados positivos do Pólo Industrial de Manaus, que abriga cerca de 600 empresas de alta tecnologia e fatura quase 90 bilhões de reais por ano.  

(Eduardo Braga) “Representa um futuro melhor para muita gente. Ao promulgar esta emenda constitucional estaremos garantido... de Manaus” 

(Repórter) Os parlamentares do Amazonas classificaram a decisão de histórica. Durante o debate da matéria, o senador Alfredo Nascimento, do PR do Amazonas, disse que a medida vai permitir novos investimentos na região da região amazônica. Já a senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, argumentou que que a iniciativa gera emprego e renda sem destruir a floresta. A Zona Franca de Manaus foi criada em 1967 e mantida pela Constituição de 1988.
05/08/2014, 02h04 - ATUALIZADO EM 05/08/2014, 02h04
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00