Oposição pede o fim da CPI da Petrobras no Senado — Rádio Senado

Oposição pede o fim da CPI da Petrobras no Senado

A OPOSIÇÃO PEDIU O FIM DA CPI DA PETROBRAS NO SENADO E AFIRMOU QUE VAI AO MINISTÉRIO PÚBLICO CONTRA SUPOSTO FAVORECIMENTO A DEPOENTES. 

O PRESIDENTE E O RELATOR DA COMISSÃO NEGARAM MANOBRA NAS OITIVAS DA COMISSÃO, COMO INFORMA A REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Em resposta às denúncias de que as perguntas elaboradas por assessores do PT e do Palácio do Planalto foram repassadas antecipadamente com as repostas para depoentes da CPI da Petrobras do Senado, a oposição recorreu à Procuradoria Geral da República. O líder do Democratas, senador José Agripino Maia, do Rio Grande do Norte, explicou que a representação foi contra os senadores petistas Delcídio Amaral de Mato Grosso do Sul, por ter ajudado na elaboração dos questionamentos, e José Pimentel do Ceará, por ser o relator, e contra três assessores e a presidente da Petrobras, Graça Foster, e outros ex-diretores da estatal pelos crimes de quebra de sigilo, advocacia administrativa e falso testemunho. O líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira de São Paulo, defendeu a extinção da CPI exclusiva do Senado. 

(Aloysio Nunes) Não sei mais o que essa CPI vai fazer. As denúncias são tão graves que a quaisquer conclusões que ela chegue são decisões sob suspeição. O mais correto seria suspender pelo menos os trabalhos da CPI até que essas coisas sejam apuradas. 

(Repórter) Por meio de nota, o relator negou qualquer favorecimento aos depoentes. José Pimentel esclareceu que as perguntas foram feitas com base no Plano de Trabalho da CPI, na documentação já recebida e nas denúncias publicadas na imprensa. Assim como o presidente da CPI, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, o relator determinou a apuração da denúncia. Já a senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, lembrou que a oposição não participa da CPI do Senado por atuar na Comissão Mista. Como integrante da CPI, ela garantiu que só recebeu as perguntas na hora do depoimento. 

(Vanessa Grazziotin) Eles poderiam estar lá trabalhando perfeitamente e ajudando a investigar. Isso é mais uma desculpa para manter o assunto em evidência e uma prova clara que eles querem com a CPI é desgastar o governo.  

(Repórter) A oposição não descarta acionar o Conselho de Ética do Senado contra os parlamentares citados na denúncia.
04/08/2014, 07h05 - ATUALIZADO EM 04/08/2014, 07h05
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00