Renan quer votar projeto sobre dívidas dos estados em novembro — Rádio Senado

Renan quer votar projeto sobre dívidas dos estados em novembro

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO, RENAN CALHEIROS, DO PMDB DE ALAGOAS, ESPERA COLOCAR EM VOTAÇÃO O PROJETO QUE MUDA O INDEXADOR DAS DÍVIDAS DE ESTADOS E MUNICÍPIOS EM NOVEMBRO, LOGO APÓS AS ELEIÇÕES. 

LOC: O PROJETO ESTÁ NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, assumiu o compromisso de votar a lei que muda o indexador das dívidas dos estados e municípios, em novembro, logo após as eleições. O relator do projeto é o senador Francisco Dornelles, do PP do Rio de Janeiro, que apresentou um substitutivo unificando quatro diferentes propostas sobre o tema. Renan acredita que após as eleições conseguirá levar esse substitutivo ao plenário do Senado: 

(Renan Calheiros) Assumo o compromisso de aprovar, logo após as eleições, a troca do indexador das dívidas estaduais. Nós não podemos mais retardar essa importante decisão. Os estados, como todos sabem, precisam recuperar sua capacidade de investimento. 

(Repórter) O senador Paulo Paim, do PT gaúcho, defende a votação do projeto. Segundo ele, hoje os estados pagam suas dívidas e estas continuam subindo. Paim afirma que a nova lei vai dar mais possibilidade de investimento aos estados.  

(Paulo Paim) A dívida do Rio Grande do Sul foi refinanciada em 1998, era de em torno de 9 bi (sic). A dívida atual com a União embora tenhamos pago 17 bi é de 47 bi. Portanto, O Rio Grande do Sul, assim como outros estados federados, dependem dessa aprovação sob pena trazer anos de atraso em desenvolvimento e estrutura. 

(Repórter) Além de mudar o indexador das dívidas públicas, a nova Lei de Finanças Públicas vai regulamentar os Planos Plurianuais e as Leis Anuais do Orçamento.
28/07/2014, 08h07 - ATUALIZADO EM 28/07/2014, 08h07
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00