Cyro Miranda lamenta morte de João Ubaldo Ribeiro — Rádio Senado

Cyro Miranda lamenta morte de João Ubaldo Ribeiro

LOC: O SENADOR CYRO MIRANDA LAMENTOU A MORTE DO ESCRITOR BAIANO JOÃO UBALDO RIBEIRO. ELE TEVE UMA EMBOLIA PULMONAR NA MADRUGADA DESTA SEXTA-FEIRA. 

LOC: O SENADOR AFIRMOU QUE ESSA É UMA PERDA IRREPARÁVEL PARA A LITERATURA BRASILEIRA. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM.  

TÉC: O presidente da Comissão de Educação do Senado, Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, lamentou a morte do escritor João Ubaldo Ribeiro. Ele foi vítima de uma embolia pulmonar na madrugada desta sexta-feira, aos setenta e três anos de idade. Cyro Miranda afirmou que a literatura brasileira perdeu um grande ícone ao destacar o talento do escritor. 

(Cyro) É evidente que essas são perdas irreparáveis. A gente vai perdendo gente que fizeram histórias. São pessoas que vão deixando uma saudade e vai deixar uma lacuna, como sempre, porque hoje a gente tem uma dificuldade muito grande de ter escritores com a pena que tinha o João Ubaldo. 

(REPÓRTER) O senador lembrou ainda de uma das mais famosas obras de João Ubaldo, o livro Sargento Getúlio, escrito em 1971, e que lhe fez ganhar o Prêmio Jabuti no ano seguinte como melhor autor. 

(Cyro) Ele marcou com seu livro, que ficou, praticamente, um dos mais conhecidos, Sargento Getúlio, que chegou a reescrever o primeiro capítulo dezessete vezes. E, chega ao fim do primeiro capítulo e não fazia a menor ideia do que vinha em seguida. Então ficava atrapalhado e fazia de novo. Esse era o João Ubaldo. 

(REPÓRTER) João Ubaldo Ribeiro nasceu na Bahia e se formou em direito, mas nunca exerceu a profissão. Também foi professor, jornalista e colaborador de vários veículos de comunicação nacionais e internacionais. Há vinte e um anos, João Ubaldo era um dos membros da Academia Brasileira de Letras.
18/07/2014, 03h49 - ATUALIZADO EM 18/07/2014, 03h49
Duração de áudio: 01:36
Ao vivo
00:0000:00