Renan cobra da Câmara votação de projetos aprovados pelo Senado — Rádio Senado

Renan cobra da Câmara votação de projetos aprovados pelo Senado

LOC: AO FAZER BALANÇO, RENAN CALHEIROS COBRA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS A VOTAÇÃO DE PROJETOS JÁ APROVADOS PELO SENADO. 

LOC: ELE ANUNCIOU QUE ESTÁ PRÓXIMA DE SER ALCANÇADA A META DE ECONOMIA DE TRINTA MILHÕES NAS DESPESAS ADMINISTRATIVAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Ao ressaltar um ano atípico com a realização da Copa do Mundo e das eleições, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, considerou produtivo o primeiro semestre. Ele citou a aprovação de dezenas de medidas provisórias, como a que tratou da subvenção aos pequenos plantadores de cana de açúcar, e de projetos como o Marco Civil da Internet, que garante os direitos dos usuários da rede mundial de computadores, e o que tenta coibir maus tratos e violência contra crianças. Renan Calheiros destacou que apesar das críticas o Legislativo está trabalhando. 

(Renan 1) Essas foram algumas das mais de 100 contribuições do Congresso só entre as Medidas Provisórias. Embora o Congresso Nacional não seja uma linha de produção legislativa, é importante frisar que a qualidade das propostas acompanha a quantidade de matérias aprovadas. Nos últimos 30 dias, ao contrário do que se tenta fazer crer, não ficamos parados. 

REPÓRTER: Renan Calheiros voltou a cobrar dos deputados a votação de dezenas de iniciativas já aprovadas pelo Senado que estão paradas na Câmara. Ele citou a regulamentação dos Direitos dos Trabalhadores Domésticos, a exigência de ficha limpa para servidores públicos, a corrupção ser considerada crime hediondo, a perda automática de mandato de políticos condenados por improbidade administrativa e a redução do número de assinaturas para apresentação de projeto de iniciativa popular. 

(Renan 2) Reitero o apelo para que os deputados compreendam a importância das propostas e deliberem rapidamente sobre elas. O fortalecimento do bicameralismo e do próprio Parlamento exige que matérias aprovadas em uma das Casas do Congresso Nacional sejam apreciadas pela outra Casa. Podemos até rejeitá-las, mas não podemos deixar de apreciá-las. 

REPÓRTER: Renan Calheiros comunicou ao Plenário que já foram alcançados 90% da meta de economia de R$ 30 milhões para o biênio de 2013 e 2014. Ele disse que o dinheiro poupado foi devolvido aos cofres públicos a fim de ser destinado para o Programa Bolsa-Família.
17/07/2014, 04h40 - ATUALIZADO EM 17/07/2014, 04h40
Duração de áudio: 02:22
Ao vivo
00:0000:00