Proposta sobre federalização da educação terá nova data para plebiscito — Rádio Senado

Proposta sobre federalização da educação terá nova data para plebiscito

LOC: O PROJETO DO PLEBISCITO SOBRE A FEDERALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA AINDA AGUARDA ANÁLISE NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO.  

LOC: A MEDIDA QUE PREVÊ A CONSULTA AOS ELEITORES NÃO VAI FICAR PRONTA A TEMPO DA ELEIÇÃO DE OUTUBRO. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: O projeto que prevê um plebiscito sobre a transferência da responsabilidade da educação básica para a União, aguarda votação na Comissão de Educação. A proposta de autoria do senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, prevê que os eleitores respondam se a educação básica deve ser responsabilidade da União. A proposta inicial previa que a consulta seria feita nas eleições deste ano, mas o presidente da comissão, senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, alertou que a data da consulta terá que ser modificada, uma vez que a proposta precisa ser aprovada por diversas comissões. 

(Cyro Miranda) Ele ainda vai percorrer mais dois caminhos, a comissão de assuntos econômicos e a comissão de constituição e justiça, e posteriormente será apreciado no plenário. então se nós retardarmos aqui significa que nós não vamos ter êxito nenhum. Provavelmente até pra chegar ao plenário neste ano terá dificuldade. 

(REPÓRTER) O autor da proposta senador Cristovam Buarque, lembrou que a alteração da data não afeta a importância da iniciativa. 

(Cristovam Buarque) Um plebiscito desses não será feito antes da próxima copa, ou até da copa seguinte. Não tem como. O plebiscito não se organiza rapidamente. O que esta em discussão aqui não é a data. o que se esta discutindo é se é ou não conveniente consultar a opinião publica sobre como tratar nossas crianças. Sobre quem é responsável pelas crianças brasileiras. 

(REPÓRTER) Pela lei de diretrizes e bases da educação, as prefeituras são responsáveis pela educação na pré-escola e ensino fundamental e os estados são responsáveis pela educação de nível médio. O autor da medida, senador Cristovam Buarque, acredita que a condução da educação desses níveis pelo governo federal vai elevar a qualidade da formação das crianças, a exemplo do que acontece nos institutos federais de educação e nas universidades federais que são geridas pelo governo federal.
17/07/2014, 03h26 - ATUALIZADO EM 17/07/2014, 03h26
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00