Senadores concordam com necessidade de futebol brasileiro ser reestruturado — Rádio Senado

Senadores concordam com necessidade de futebol brasileiro ser reestruturado

LOC: SENADORES DIVERGEM SOBRE A ABERTURA DE UMA CPI AGORA, MAS CONCORDAM QUANTO À NECESSIDADE DE REESTRUTURAÇÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO, APÓS A COPA DO MUNDO. 

LOC: RANDOLFE RODRIGUES, DO PSOL DO AMAPÁ, DIZ QUE JÁ VAI COMEÇAR A COLETAR AS ASSINATURAS NECESSÁRIAS PARA UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

(Repórter) Randolfe Rodrigues destacou a proposta apresentada no ano passado pelo senador Mário Couto, do PSDB do Pará, para investigar a CBF, e as federações estaduais. O senador vê este momento como ideal para uma investigação sobre as denúncias de compra de votos para a reeleição do presidente da CBF; e demais desvios de verbas que culminam com a perpetuação de dirigentes nos cargos; além de corrupção envolvendo obras de estádios e infraestrutura em cidades-sede dos jogos. Antes da Copa, a proposta de CPI tinha a adesão de 18 senadores, e Randolfe acredita que agora será fácil conseguir as 27 assinaturas necessárias. 

(Randolfe Rodrigues) É mais do que necessário aproveitarmos esse momento de crise profunda no futebol para instalarmos um processo de investigação sobre a Confederação Brasileira de Futebol. Esta tragédia que se abateu sobre o futebol brasileiro tem que ser tida por nos como uma oportunidade para passarmos o futebol e as federações estaduais de futebol a limpo. 

(Repórter) O senador Álvaro Dias também defende a instalação de uma nova CPI, mas no próximo ano, após as eleições. O senador do PSDB paranaense disse que vai apresentar um projeto que dá nova configuração jurídica à CBF e impõe regras mais rígidas também às federações estaduais, com fiscalização direta do TCU. A proposta exige informações trimestrais sobre as operações financeiras, transparência nos contratos e punição de cambistas. 

(Alvaro Dias) A trajetória de declínio do futebol brasileiro foi anunciada há bastante tempo. já em 2001 a cpi do futebol instalada no Senado fez essa revelação. O fracasso da seleção nessa copa do mundo apenas reedita esse anúncio. E o que é preciso fazer agora? combater a má gestão, a corrupção, e a promiscuidade no mais importante esporte nacional. 

(Repórter) Para o senador Jorge Viana, do PT do Acre, o desafio agora é a reestruturar o futebol brasileiro. 

(Jorge Viana) Ganhamos com louvor na organização da Copa e perdemos exatamente dentro do campo. É hora de repensar o futebol e eu confio que vamos fazer isso sim. O Brasil precisa e merece fazer isso... 

(Repórter) Jorge Viana citou como saldo positivo o reconhecimento internacional da capacidade de o Brasil organizar um grande evento como a Copa.
15/07/2014, 01h33 - ATUALIZADO EM 15/07/2014, 01h33
Duração de áudio: 02:15
Ao vivo
00:0000:00