Comissão analisa MP que aumenta nível de biodisel do óleo diesel — Rádio Senado

Comissão analisa MP que aumenta nível de biodisel do óleo diesel

LOC: UMA COMISSÃO MISTA DE DEPUTADOS E SENADORES ANALISA A MEDIDA PROVISÓRIA QUE PRETENDE AUMENTAR O NÍVEL DE BIODIESEL DO ÓLEO DIESEL. 

LOC: DE ACORDO COM O DEPUTADO ARNALDO JARDIM, A MP PODERÁ REDUZIR A POLUIÇÃO E AUMENTAR OS EMPREGOS NA CADEIA PRODUTIVA DO SETOR. A REPORTAGEM É DE LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) A Medida Provisória 647 de 2014 determina a adição de biodiesel ao óleo diesel comercializado ao consumidor final. Hoje, o combustível contém apenas cinco por cento do componente vegetal. E, a partir de novembro, o índice deverá ser de sete por cento. O projeto faz parte das metas do Plano Nacional sobre Mudança do Clima, instituído em 2009, e que prevê a expansão do uso de fontes renováveis. A MP está sendo analisada por uma Comissão mista. No relatório, o deputado Arnaldo Jardim, do PPS de São Paulo, destacou que a medida vai diminuir o impacto poluente do diesel. 

(Arnaldo Jardim) Tudo aquilo que você acrescenta de óleos vegetais ao biodiesel, ou de origem também do sebo animal, você tem um componente orgânico importante e isso significa que o impacto poluente desse combustível diminui muito. O biodiesel é bem menos poluente do que o diesel puro, que vem do petróleo, de fontes fósseis. 

(Repórter) Arnaldo Jardim acredita também que a MP vai abrir novas vagas de emprego. 

(Arnaldo Jardim) Quando nós incorporamos um percentual como esse, orgânico, quer seja de origem animal, quer seja de origem vegetal, você tem uma oportunidade importante de geração de empregos na cadeia produtiva que se estabelece aí. 

(Repórter) A proposta também destina à Agência Nacional de Petróleo a responsabilidade de definir os limites de variação admissíveis na fiscalização do combustível. Além disso, o texto dá liberdade para que o Conselho Nacional de Política Energética retorne ao percentual de cinco por cento quando forem normalizadas as condições que motivaram a redução. Se aprovada pela Comissão, a MP ainda precisa ser analisada pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. 

LOC: A COMISSÃO DEVE REALIZAR NESTA QUARTA-FEIRA UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A EMEPÊ 647 

LOC: VÃO PARTICIPAR DO ENCONTRO REPRESENTANTES DA ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE BIODIESEL DO BRASIL; DA UNIÃO BRASILEIRA DO BIODIESEL E DA BIOQUEROSENE; E DOS MINISTÉRIOS DA FAZENDA; DE MINAS E ENERGIA; E DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO.
15/07/2014, 06h33 - ATUALIZADO EM 15/07/2014, 06h33
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00