Vereador sugere que Orçamento financie ações de proteção ao idoso — Rádio Senado

Vereador sugere que Orçamento financie ações de proteção ao idoso

LOC: GARANTIR QUE O ORÇAMENTO DA UNIÃO FINANCIE AÇÕES DE ATENDIMENTO E PROTEÇÃO AOS IDOSOS.  

LOC: ESTE É O OBJETIVO DE UMA SUGESTÃO APRESENTADA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA DO SENADO. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: O aumento da população idosa, em conjunto com a diminuição do número de nascimentos, vai exigir mudanças sociais, políticas e econômicas no Brasil nas próximas décadas. Para garantir recursos públicos destinados às políticas de atendimento aos idosos, uma sugestão apresentada na comissão de direitos humanos e legislação participativa, propõe que o orçamento da União financie as ações de atenção ao idoso, a exemplo do que já acontece com o financiamento da educação e da saúde. A sugestão de projeto foi apresentada pelo vereador Salvador Soares, do município paulista de Taubaté. Na opinião dele, a sociedade brasileira tem a obrigação de garantir que o cidadão que ajudou a construir a riqueza do país tenha qualidade de vida na velhice. 

(Salvador Soares) É uma fase da vida que foi esquecida pelos nossos legisladores que não fizeram essa correção quando elaboraram a lei e fizeram a previsão orçamentária. Para política de educação e saúde. Nós queremos também que o idoso, uma fase da vida do ser humano, que ele precisa ser atendido pela riqueza que ele construiu ao longo de sua vida. 

(REPÓRTER) O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, explicou que vai apresentar a matéria como uma proposta de emenda à constituição. 

(Paulo Paim) Eu estou discutindo ela com a federação dos municípios, vou discutir com os secretários de fazenda dos estados e com a união, mas com certeza a PEC a partir deste mês já passa a circular aqui no parlamento. 

(REPÓRTER) Pelo texto apresentado na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, União, estados e municípios serão obrigados a destinar 2,71 por cento da receita para investimentos em políticas públicas para os idosos. Segundo o IBGE, em 2060 mais de 26 por cento da população brasileira terão mais de 65 anos de idade. O número corresponde a 58 milhões de brasileiros.
11/07/2014, 12h38 - ATUALIZADO EM 11/07/2014, 12h38
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00