CDH debate envelhecimento da população brasileira — Rádio Senado

CDH debate envelhecimento da população brasileira

LOC: O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA FOI TEMA DE UMA AUDIÊNCIA PUBLICA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO NESTA QUINTA-FEIRA. 

LOC: ESPECIALISTAS ALERTARAM QUE NAS PRÓXIMAS DÉCADAS A POPULAÇÃO DE IDOSOS NO PAÍS VAI SUPERAR A DE JOVENS. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: Os participantes da audiência pública alertaram que daqui a cinqüenta anos, mais de vinte e cinco por cento da população brasileira vai ter mais de sessenta anos e o país vai precisar atender as demandas da população de forma adequada. Os convidados para a discussão lembraram que o aumento da população com mais de sessenta anos vai exigir ajustes nas políticas públicas de saúde, previdência social, educação e direitos humanos. O representante da federação dos aposentados e pensionistas Diego Monteiro, lembrou que a política de reajuste dos benefícios precisa de revisão, uma vez que nos últimos quinze anos os aposentados tiveram perdas reais de sessenta por cento no valor dos benefícios. 

(Diego Monteiro) Isso não é estudo realizado por uma federação ou um advogado. são estudos de âmbito nacional por diversas instituições. São sessenta por cento de perda no valor aposentadorias. Isso significa muito pra uma pessoa idosa.

(REPÓRTER) A representante da Agência Nacional de Saúde Suplementar Martha Regina Oliveira destacou que o sistema de saúde precisa oferecer medicina preventiva e atenção integrada. Na opinião dela, é preciso readequar o sistema e preparar melhor os profissionais que cuidam do idoso. 

(Martha Oliveira) Ninguém pensa nele como um todo, Enfim ninguém consegue olhar esse ser como um ser completo que precisa ser orientado. 

(REPÓRTER) Para o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, autor do pedido da audiência publica, a discussão é essencial para assegurar dignidade para milhões de brasileiros. 

(Paulo Paim) Mais ou menos ate dois mil e cinqüenta dois mil e quarenta, os idosos serão mais numerosos que os jovens nesse país. é preciso olhar par ao futuro e olhar para o futuro é olhar sim para as crianças para os jovens e também para os idosos. 

(REPÓRTER) Durante a audiência, os convidados destacaram a importância da discussão e aprovação pelo Congresso de projetos como o da desaposentadoria, o fim do fator previdenciário e a ampliação da rede de apoio e proteção ao idoso.
10/07/2014, 05h43 - ATUALIZADO EM 10/07/2014, 05h43
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00